OSTARA: Ritual de Prosperidade da Primavera

quarta-feira, outubro 07, 2020

Ostara chegou aqui na Roda do Sul e cá estamos nós (com quase 20 dias de atraso) para falar um pouco sobre esse Sabbath tão importante quanto o Samhain, afinal foi Ostara que foi adaptada pelos cristãos, virando a Páscoa, que é comemorada em datas muito próximas de Ostara no hemisfério norte até os dias de hoje.


Tudo sobre o Sabbath OSTARA das bruxas, o que fazer, cores, rituais e feitiços e sua associação com a Páscoa.
Ostara!

Ostara (que ocorre em 21 a 23 de setembro aqui no hemisfério sul) é o momento de comemoração da primavera e da união dos deuses (Lua e Sol) atraindo a energia da fertilidade, do amor, da juventude e do equilíbrio da natureza, enaltecendo a união do feminino e masculino. Um momento propício para agradecer e atrair a energia do amor e da alegria.

O nome Ostara está associado à Eostre (note a relação com "Easter", que é Páscoa em inglês), a deusa da ressurreição e da primavera.

No hemisfério norte, as pessoas comemoram Ostara pintando ovos de diversas cores para atrair fertilidade e acendem fogueiras para trazer proteção e fazendo uma referência ao deus Sol (assim como é feito em Imbolc). 

Há também o costume de doar os ovos decorados para outras pessoas como um presente de prosperidade. A pessoa que irá receber terá muita prosperidade e realizações positivas, conseguirá cumprir suas metas e realizações. 

E é por isso que os cristãos tem o costume de doar ovos uns aos outros na páscoa. É uma adaptação deste costume pagão de séculos! Interessante, né?

O ovo também pode ser escondido em lugares diferentes e quem o encontrar, será presenteado com boas energias. Daqui também vem a prática de esconder os ovos de Páscoa para as crianças terem que procurar. 

O que se pode fazer para comemorar Ostara?

  • Essa época é comum enfeitar o altar com flores, ovos e símbolos de fertilidade, como o coelho, e imagens de deuses, por exemplo. 
  • Os ovos podem ser colocados aos pés de árvores e enterrados, trazem prosperidade. Pode ser ovos que não de animais, como ovos de chocolate, por exemplo! 
  • Dar ovos às pessoas como uma forma de propagar a prosperidade. 
  • Os feitiços e rituais propícios nessa época são os de prosperidade, fertilidade, amor, atração, dinheiro, trabalho e tudo relacionado a progresso e realizações!
  • Plante flores, frutos, ervas! É o momento de florescer
  • Faça um banquete daqueles e coma muitas frutas, legumes, verduras e ervas! Faça aquele suco de maracujá! Sinta a fertilidade da natureza na mesa e na vida com muita abundância neste dia.
  • Faça uma lista de novos projetos que você deseja fazer, trace novos planos e metas.
  • Foque em objetivos que deseja concluir e sinta essa fase de florescimento aumentar as chances de sucesso no seu objetivo.
  • Tentar engravidar, caso seja uma vontade do casal.

As cores que são usadas são cores quentes e fortes, que lembram as cores das flores e folhas, trazendo a energia da fertilidade, como:

  • Branco
  • Verde
  • Dourado
  • Amarelo
  • Vermelho
  • Laranja

Os alimentos desse sabbat geralmente são mais os que vão ovos e leite na receita, mas aqui somos veganos então iremos priorizar outros alimentos que são naturais desta estação como: 

Frutas: abacaxi, kiwi, mamão, manga, maracujá, morango, pêssego

Legumes: cenoura, ervilha, tomate, beterraba, pimentão, espinafre, rúcula, agrião, abobrinha, berinjela e brócolis.

De quebra, comer frutas e legumes da estação também contribui para a diminuição da pegada ecológica, visto que ao comprarmos alimentos que não são naturais dessa estação demandam muito mais do solo, da água, etc.

Ritual de Ostara para fertilidade e abundância

Esse simples ritual pode ser feito em outras épocas mas é fortalecido neste Sabbath, pois potencializará a fertilidade de projetos pessoais, nas amizades, no amor, no seu trabalho, enfim, potencializará tudo que for positivo por um tempo.

Pode ser refeito após 3 meses durante a lua crescente.

Ingredientes

  • 1 Caldeirão
  • 8 Cravos-da-Índia
  • 8 flores (de preferência flores colhidas direto da árvore. As flores você pode escolher com cor que corresponda melhor com o pedido que você deseja. Se não souber escolha flores brancas.)
  • 8 Folhas de louro
  • 1 incenso de canela (opcional)
  • 1 Vela verde

Modo de Fazer

Vá para um lugar tranquilo, de preferência próximo à plantas e flores. Abra o círculo mágico usando as pétalas das flores que você colheu, pegue o caldeirão e coloque a vela verde dentro.

Você pode dizer o seguinte encantamento (você pode falar com as suas palavras):

Que na minha vida apenas a prosperidade, o amor e a iluminação divina tenha espaço. Que (fale o que você deseja) brote assim como as flores da primavera desabrocham! Abençoado seja, assim como é a primavera! Que assim é e assim será.

Você pode invocar um deus ou entidade ou a própria Eostre.

Quando terminar a vela, pode atear fogo no caldeirão e queimar as folhas de louro e os cravos, mentalizando aquele pedido que você tanto deseja! 

Por fim os restos de vela você pode reciclar e as cinzas jogue no pé de uma planta ou enterre neste pé! Agradeça a natureza e emane fertilidade para ela também ❤️

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo! É maravilhoso comemorar os sabbats corretamente e sem crueldade animal, concorda? 

Até o próximo post e feliz Ostara!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.