O alfabeto tebano (alfabeto das bruxas) e seus significados

O alfabeto Tebano, também conhecido como alfabeto honórico ou honoriano, às vezes chamado também de "Runas de Honório" ou "Alfabeto das Feiticeiras" é um alfabeto de família latina que se popularizou em meio ao mundo da bruxaria, principalmente após a ascenção da Wicca, ou seja, a bruxaria moderna.




Isso significa que não, o alfabeto tebano não necessariamente foi criado pelas bruxas lá na Idade Média, pelo menos não diretamente e com provas convictas. Na verdade, não se sabe a origem exata desse alfabeto, mas há altas suposições de que ele tenha sido criado por um mago. Em 1518, um Monge da Igreja Católica chamado João Tritêmio disse em uma obra publicada por ele que esse alfabeto foi criado por Honório de Tebas que era um mago lá da Idade Média (século XVI).

Popularização do alfabeto

Como citei anteriormente, ele passou a ser muito utilizado pelas bruxas modernas como uma forma de criptografia de feitiços, textos e rituais importantes em seu livro das sombras. Basicamente um codificador para grimórios. Eu confesso que já utilizei no meu para encantamentos de cunho muito particular para minha proteção e recomendo. Aliás, já deixo uma dica aqui para você. Baixe o alfabeto e cole no seu grimório ou se você tem mais familiaridade com desenhos ou lettering, monte o seu alfabeto e decore as letras.

Dados Interessantes

Algumas das letras que vocês verão aqui embaixo são "repetidas" pois elas são escritas da mesma forma, como é o caso do I* e do J* e o caso do U**, V**, e W**. Creio que isso tenha sido feito justamente para dificultar a decodificação, uma vez que, ao pegar um texto como esse, toda vez que você ver uma letra com múltiplos significados, você terá que fazer um jogo de lógica para encaixar as letras em cada palavra, até que elas façam sentido. Bem cansativo, não é? Além disso, não usamos ponto final, usamos o último símbolo como final de frase. É claro que você não precisa seguir 100% o que está na tabela, mas manter o padrão vai tornar a sua vida um pouco mais fácil. Outra coisa interessante, porém triste, ao meu ver, é que não há fonemas para esse alfabeto. Nada que impeça a gente de criar um, mas infelizmente ele não é possível de ser lido. Deixei abaixo a representação de cada uma.Lembre-se de não copiar e sim compartilhar para que mais pessoas possam ter acesso a este post.

Bons estudos!

ALFABETO TEBANO

Letra A do Alfabeto das Bruxas

a

Letra B do Alfabeto Theban

b

c

d

e

f

g

h

i*

j*

k

l

m

n

o

p

q

r

s

t

u**

v**

w**

x

y

z

Ponto Final


Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais.