GRYMORA TAROT E BARALHO CIGANO

Instrumentos mágicos da Bruxaria

terça-feira, março 08, 2022

Os instrumentos mágicos na bruxaria são fundamentais para que você como bruxa(o) possa realizar seus feitiços e rituais. Não há uma necessidade de criar seus próprios instrumentos. Os bruxos podem escolher por comprar ou criar seus próprios instrumentos.



Instrumentos mágicos da Bruxaria
 
O importante mesmo não é quem criou o instrumento em si, mas a sua importância ao realizar feitiços e rituais. Pensando nisso, criei essa listinha de instrumentos que são usados frequentemente por bruxas(os) e seus usos mais comuns.

Lembrando gente que não é obrigatório ter todos esses instrumentos! Tem bruxos que só utilizam os seus poderes psíquicos e não possuem sequer 1 instrumento, seja por vontade própria ou por conta de preconceito e intolerância religiosa na região onde vivem ou até mesmo dentro da própria família.

Portanto, não se prenda a regras! A bruxaria não é uma religião. Agora vamos lá aos instrumentos?

Principais instrumentos mágicos de Bruxaria

Instrumento Significado
Altar
Altar: o altar da bruxa é o local onde você como bruxa(o) irá utilizar para realizar seus feitiços e rituais. O altar não tem um formato ou um padrão específico, porque depende muito da sua forma de praticar bruxaria. Algumas bruxas utilizam o altar para fazer oferendas aos deuses, outros utilizam para realizar feitiços e rituais e tem até outros que não possuem um lugar específico ou até mesmo não possuem altar por conta de preconceito na família ou de pessoas próximas que não gostam. Porém, caso você queira ter um altar, faça seu altar de preferência virado para o lado Norte.
Athame
Athame: o athame é uma espada/faca e é utilizado dentro da bruxaria como uma faca espiritual para realizar banimentos. Se usa também para banir espíritos, direcionar energia e abrir o círculo mágico, bem como para cortar (literalmente) objetos ou ingredientes mágicos. Representa o Deus (masculino) para os Wiccanos. Representa o elemento Ar.
Caldeirão Caldeirão: o caldeirão é a representação da Deusa (feminino) para os Wiccanos e é - acredito eu - o instrumento mais importante da bruxa. O caldeirão é utilizado para criar os feitiços, realizar banhos mágicos e até mesmo para vidências utilizando-o como um espelho mágico. Representa o elemento Água.
Cálice ou Taça
Cálice: o cálice é um dos instrumentos que também são usados no altar da bruxa e simbolizam o elemento Água, podendo substituir o caldeirão. O cálice serve tanto para tomar a água, chá, vinhos durante os rituais como para atrair elementais e deuses da Água.
Chapéu
Chapéu: o chapéu é um dos instrumentos de bruxaria mais famosos dentro dos filmes de Hollywood e sim, usamos chapéus na bruxaria! O chapéu da bruxa em formato de triângulo é uma proteção e serve para canalizar as energias do universo para proteger os bruxos contra interferências espirituais.
Colher
Colher: a colher de pau é um dos instrumentos mais importantes da bruxa, porque é utilizado para mexer os ingredientes no caldeirão e preparar receitinhas mágicas na cozinha. A maioria das bruxas amantes da cozinha possuem uma colher especial para preparar feitiços, banhos, poções e muito mais.
Cristais
Cristais: os cristais são instrumentos da bruxaria que representam o elemento Terra e cada cristal possui uma finalidade. Tudo depende de sua cor e suas propriedades mágicas. Alguns cristais banem energias negativas, enquanto outros atraem determinado tipo de energia para o ambiente. Leia o conteúdo completo sobre cristais.
Espelho negro
Espelho Negro: o espelho é um dos instrumentos mais usados pelas bruxas e bruxos para clarividência e auto conhecimento. O espelho negro é um objeto em formato semelhante ao de um espelho comum, porém tem sua superfície em cor preta com reflexo para que você possa realizar feitiços e rituais para autoconhecimento.
Grimório
Grimório: o grimório é uma espécie de livro do bruxo. É um caderno onde você irá escrever seus feitiços, rituais, herbários e anotações de magia no geral. Algumas pessoas também chamam de Livro das Sombras ou Book of Shadows, mas alguns bruxos separam o Livro das Sombras do Grimório, porque o grimório é um tipo de enciclopédia para consulta, enquanto o Livro das Sombras é uma espécie de diário do bruxo.
Livro das Sombras
Livro das Sombras (Book of shadows ou BOS): o livro das sombras que é também apelidado carinhosamente como BOS (book of shadows) só tem de "sombras" o nome, pois serve de iluminação e é um importante guia para os bruxos em relação a feitiços, rituais e serve como um diário mágico, onde você consegue ver o que foi feito, como foi feito, qual lua, dia e quais os materiais utilizados.
Oráculos
Oráculos: os oráculos são uma das formas que o bruxo consegue obter respostas e conselhos da espiritualidade para uma série de questões envolvendo a vida e suas decisões. Os oráculos podem ser de várias formas: há o tarot e baralho cigano (lenormand) que são compostos por cartas, também chamadas de lâminas, oráculo de pêndulo, feito com um cristal e uma corrente e o oráculo de tabuleiro, sendo mais conhecido o tabuleiro Ouija.
Pêndulo
Pentagrama: o pêndulo é muito utilizado como instrumento para detectar a energia de um local ou objeto, sendo muito útil para investigar e detectar qualquer variação de energia. É muito comum utilizar o pêndulo também como um oráculo e, com ele, usar um tabuleiro para se comunicar com espíritos ou até mesmo fazer questionamentos de autoconhecimento para autoaprimoramento.
Pentagrama
Pentagrama: o pentagrama, que pode tanto ficar no próprio altar como uma mandala quanto no pescoço como um pingente e como anel no dedo indicador é o símbolo da proteção na bruxaria. Os bruxos usam o pentagrama em cima do altar para representar todos os elementos: Ar, Água, Fogo e Terra, assim como o espírito (a quinta essência). É um símbolo poderoso de proteção contra espíritos e energias negativas, usando tanto como talismã no pescoço, no altar ou como guirlanda protetora na porta da casa.
Varinha mágica
Varinha: a varinha mágica também é bem conhecida pelos filmes de Harry Potter e sim, também usamos varinhas em feitiços e rituais. A varinha serve como um canalizador e direcionador de energias. Podemos (e devemos) usar a varinha mágica para abrir um círculo, escrever símbolos e sigilos no chão e direcionar energias de um lugar para outro, bem como misturar ingredientes no caldeirão. A varinha representa o elemento Ar.
Vassoura
Vassoura: a vassoura na bruxaria serve como um instrumento de limpeza e é utilizado na casa da bruxa para fazer limpezas espirituais em ambientes, como proteger a casa contra ataques e pessoas mal intencionadas. A vassoura foi a substituta da varinha mágica durante o período da inquisição na Idade Média para que as bruxas não fossem perseguidas por suas práticas mágicas, por isso, se usa a vassoura coma substituta da varinha támbem.
Velas
Velas: as velas são instrumentos importantíssimos dentro da bruxaria. Elas representam o elemento Fogo e são capazes de destruir e transmutar energias, bem como servir de oráculo de acordo com a chama da vela. Cada cor de vela representa uma energia específica que você irá trabalhar, assim como o formato dela.

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.