Cartomancia: significado das cartas do baralho comum

A cartomancia é tida para muitos como um tipo de leitura "subestimada" ao lado do Tarot, por exemplo. Mas as cartas de baralho podem ser (e são) um belo instrumento de consulta. O baralho comum é um jogo para diversão e as pessoas o conheceram assim.



Cartomancia: significado das cartas do baralho comum
 

Mas o que muita gente não sabe é que tanto o tarot quanto o baralho cigano saíram de jogos de cartas para diversão, ou seja, isso não deslegitima a força do baralho comum, pelo contrário!

E eu amo o baralho comum para jogar, porque além de direto é extremamente assertivo. Então trouxe um pouco desse conteúdo para cá, afinal o Grymora também é fonte de aprendizagem para muita gente.

Cada carta terá suas palavras-chave mais fortes e você pode clicar no link para acessar cada significado. Lembrando que aqui estão apenas os significados principais de cada carta. 

A cartomancia é uma arte que depende de muito estudo e de entender muito bem simbologias, numerologia e outros conhecimentos para se fazer uma boa jogada. Note que os significados das cartas na cartomancia são um pouco diferentes das cartas do tarot.

Naipe de Paus

O naipe de paus na cartomancia fala sobre o lado espiritual, portanto seus significados estão atrelados a questões espirituais que influenciam diretamente na vida do consulente. Representa também os impulsos, vontades, desejos e paixões, trabalhos, negócios, estudos e crescimento / florescimento.

  • Ás de Paus: realização de desejos, paixão, alegria, um líder espiritual, documentos de importância, um contrato de financiamento, estudos ou trabalho, uma instituição de ensino ou negócios, a casa de outra pessoa, um novo negócio.
  • 2 de Paus: trocas, favores, uma conversa, situações que duram pouco tempo, um convite de aniversário, um presente, uma correspondência, um conselho, o tempo curto.
  • 3 de Paus: conquista que vem com auxílio de amigos, autoconfiança, aprendizagem, novos amigos, crescimento de negócios, trabalho em equipe.
  • 4 de Paus: paz, estabilidade, uma sala de aula, uma mesa, reunião, uma conversa por telefone, representa uma pessoa conservadora, relação de confiança com alguém, segurança, casamento. 
  • 5 de Paus: ação, dedicação, luta, mudanças rápidas, novas relações sociais, uma entrevista de emprego, esforço físico, exercícios, esforço para conseguir alguma coisa, uma competição.
  • 6 de Paus: vitória, conquista, auxílio, compartilhamento de ideias, auxílio de pessoas, troca, estudo, leitura, comunicação que traz bons ensinamentos.
  • 7 de Paus: dedicação, esforço, preocupações com relação a bens materiais, o conserto ou reforma de um equipamento ou um carro, uma pessoa workaholic (viciada em trabalho), a necessidade de repouso e descanso, necessidade de se esforçar para algo.
  • 8 de Paus: a rotina, indica o dia-a-dia, como o consulente gasta o tempo, uma reunião, a comunidade, um emprego.
  • 9 de Paus: uma viagem, sorte, uma carreira de sucesso, mudança de carreira com sucesso, a jornada espiritual, uma situação de longa duração, uma oportunidade de negócio lucrativa a longo prazo, uma relação de longo prazo, falta pouco para conquistar algo que deseja.
  • 10 de Paus: uma grande empresa, atingir o sucesso, uma conquista realizada, carreira de sucesso, dedicação intensa sem reconhecimento, viagens a trabalho, exaustão, cansaço, muito trabalho. 
  • Pajem de Paus: um jovem de pele bronzeada e de cabelos e olhos castanhos, um jovem ativo e entusiasmado, impulsividade, sinceridade excessiva, uma notícia. Pode ser um jovem impulsivo e sincero demais, que fala sem pensar.
  • Rainha de Paus: uma mulher ativa, esforçada, empreendedora, uma mulher de negócios, líder, uma mulher extrovertida, sociável e confiável, determinada e corajosa. Uma mulher de pele bronzeada, cabelos e olhos castanhos. Pode ser uma mulher mandona e autoritária.
  • Rei de Paus: um homem amigo, generoso, ativo, um professor, um empresário, um atleta, um chefe, um homem extrovertido e sociável. Um homem de pele bronzeada, cabelos e olhos castanhos. Pode ser um homem impulsivo e reativo.

Naipe de Copas

O naipe de copas se refere ao lado sentimental, emocional, criativo e familiar do consulente. Simboliza seus sonhos, anseios e emoções, o que lhe traz satisfação (como hobbys e suas atividades de lazer) e seu cotidiano familiar. 

  • Ás de Copas: amor puro e genuíno, boas energias, a casa do consulente, amizade, amor de amigo, o começo de uma fase feliz, o começo de um relacionamento, o nascimento de um bebê.
  • 2 de Copas: amor entre duas pessoas, um namoro, gravidez, uma criança, uma pessoa apaixonada pelo que faz, uma conversa agradável, boas notícias que vem da boca de alguém
  • 3 de Copas: alegria, um novo relacionamento, um amor que está em fase de expansão, pode representar um triangulo amoroso (se arrodeada de cartas negativas), habilidades criativas do consulente, uma criança em crescimento, uma promoção no trabalho.
  • 4 de Copas: estabilidade emocional, contato sexual entre duas pessoas, as quatro pernas de uma cama, uma cadeira confortável, a volta de um amor, um casamento, um relacionamento entre duas pessoas.
  • 5 de Copas: conseguir um desejo, os pensamentos de uma mulher, energia feminina, feminilidade, a mão direita, o lado certo, fazer aquilo que é certo, uma oportunidade conquistada, satisfação de um desejo, satisfação dos desejos de alguém.
  • 6 de Copas: um relacionamento amoroso, conexão de alma, uma amizade, conexão emocional profunda, segurança emocional, energia masculina, um homem solteiro, fé, confiança, coragem, tudo que é relacionado com o sexo masculino.
  • 7 de Copas: paz, um lugar calmo, melhora, cura, supresas agradáveis, o ciclo da vida, uma segunda chance, uma segunda oportunidade de fazer alguma coisa, coisas que vem em pares ou de dois em dois.
  • 8 de Copas: sentimento mútuo, alegria, conforto, compartilhar algo para os outros, equílibro emocional, trabalhar junto com alguém, um casal, relaxamento, proteção.
  • 9 de Copas: um desejo, esperança, uma aspiração, desejos que se tornam realidade, desejos realizados, um resultado positivo.
  • 10 de Copas: vitória, realização, desejos realizados, um casamento, compatibilidade com alguém, plenitude emocional e alegria, tempo quente.
  • Pajem de Copas: um amigo próximo, um irmã(o), filho(a) ou namorado(a), ator, artista, poeta, músico, um estudante de artes, pode ser uma pessoa imatura e emocional. Um jovem de pele clara, cabelos e/ou olhos claros que pode ser muito sensível e imaturo emocionalmente.
  • Rainha de Copas: uma mulher maternal, uma mulher confiável, uma mãe, mulher de família, uma artista, musicista, poetiza, cantora, pintora, uma mulher de pele clara, cabelos e/ou olhos claros. Pode ser sensível demais.
  • Rei de Copas: um homem paternal, pai de família, um homem bom, um homem apaixonado, artistico e romântico de pele, cabelos e / ou olhos claros. Pode ser um homem preguiçoso ou temperamental.

Naipe de Ouros

O naipe de ouros representa a área financeira, profissional e material do consulente. Também representa os bens materiais da família e a fertilidade, situações que levam bastante tempo ou são a longo prazo.

  • Ás de Ouros: um contrato, uma carta, mensagem ou documento importante, o início de um novo emprego ou curso, uma nova fase da vida, um anel, um noivado.
  • 2 de Ouros: parceria comercial, uma pequena quantidade de dinheiro, um intercâmbio, um pagamento recebido ou realizado, uma correspondência, uma conta, independência, uma imaginação fértil, comida, a cozinha.
  • 3 de Ouros: uma quantidade de dinheiro, um pagamento, crescimento financeiro, um trabalho de meio período, falta de foco, mudanças em um relacionamento, um sucesso parcial.
  • 4 de Ouros: estabilidade financeira, papeis importantes, uma casa, uma propriedade, uma caixa de joias, um escritório, uma escrivaninha, uma propriedade alugada, um certificado, uma conta no banco, um cheque.
  • 5 de Ouros: um espaço pessoal, o ambiente doméstico, uma propriedade, uma conversa, uma decisão judicial, vida na cidade grande, um jugamento, questões judiciais, o resultado de uma ação, karma, causa e efeito, ação e reação, lei da atração.
  • 6 de Ouros: timidez, falta de comunicação, ciúmes, possessividade, psicologia, ciência, serviço social, tecnologia, um computador, sistemas de informática, energia, vitalidade, poder, adrenalina.
  • 7 de Ouros: recompensas financeiras, um sucesso garantido, uma melhora, esforço reconhecido, um dinheiro ganho por sorte, prêmios, alta recompensa, investimentos que trazem ganhos.
  • 8 de Ouros: restrições financeiras, contas, necessidade de guardar dinheiro, poupança, ganhos inesperados, dinheiro que vem de sorte, herança, equilíbrio ou desequilíbrio financeiro, altos e baixos financeiros, uma pessoa que usa óculos, os olhos, uma nova fonte de renda.
  • 9 de Ouros: ganhos inesperados, restituição, devolução de dinheiro, o 13° salário, um bônus, o cérebro, o mental, o pensamento, habilidade psíquica, fama, reputação, uma celebridade, energia elétrica, eletromagnetismo, energia.
  • 10 de Ouros: sucesso, realização, boa fase financeira, muito dinheiro, altas quantidades de dinheiro, um investimento que traz resultados, prosperidade, riqueza, velocidade, energia nuclear, energia espiritual, um avião, os ventos.
  • Pajem de Ouros: um jovem em boa situação financeira, um estudante, um jovem inteligente, estudioso, energético, e maduro. Uma mensagem por escrito, uma transferência bancária, uma mensagem dos guias espirituais. Um jovem de pele morena a negra e cabelos e olhos castanhos.
  • Rainha de Ouros: uma mulher empreendedora, inteligente, rica, segura financeiramente, pode ser famosa, uma executiva, uma chefe, uma oficial do governo. Pode representar uma mulher de pele morena a negra de olhos e cabelos castanhos. Pode indicar uma mulher viciada em trabalho.
  • Rei de Ouros: um homem profissional, um banqueiro, um político, homem rico, próspero, um investidor ou oficial do governo. Pode representar um homem que só pensa em dinheiro e trabalho e neglicencia as demais áreas da vida. Pode indicar um homem de pele morena a negra e cabelos e olhos castanhos.

Naipe de Espadas

O naipe de espadas é o naipe "negativo" do baralho. Neste naipe há situações desagradáveis que o consulente pode encontrar na vida, como as perdas, brigas, dificuldades, obstáculos, separações, traições e problemas de saúde. 

  • Ás de Espadas: a carta da morte e da transformação, mudanças grandes, grandes cortes, renascimento, um novo começo, uma decisão importante que traz ansiedade e preocupação.
  • 2 de Espadas: uma briga, separação, conflito entre duas pessoas, raiva, violência, uma má notícia sai da boca de alguém, algo pontiagudo, uma faca, uma espada, gelo, dentes.
  • 3 de Espadas: decepção, traição, mentiras, confusão, um triângulo amoroso, o aumento dos problemas, uma infecção ou doença, interferência de terceiros, um teste, prova ou exame, o que acontece por detrás das câmeras, uma doença. 
  • 4 de Espadas: um hospital, uma cama, um caixão, uma doença, recuperando-se de uma doença, uma cela, prisão, ficar em casa, se sentir preso ou estagnado.
  • 5 de Espadas: perdas, a saída de alguém da vida, uma mão segurando uma faca, um corte (literal ou simbólico) feito por alguém, uma cirurgia, um divórcio, sair sozinho, medo do abandono, solidão, depressão, luto, lágrimas, simboliza a mão esquerda, uma pessoa canhota.
  • 6 de Espadas: finalização, algo completado, um fim definitivo, a necessidade de partir, ir embora, partir para algo novo e diferente, uma mudança que é feita por necessidade, um carro, um ônibus, um trem, a mudança de casa.
  • 7 de Espadas: má sorte, perda, um problema inesperado, uma surpresa desagradável, mudança de planos, imprevistos, frustação, falta de progresso ou regressão, vícios, remédios, drogas, álcool, uma relação doentia e obcessiva, uma boate, casa noturna, um bar, salão de festas.
  • 8 de Espadas: desapontamento, desequilíbrio, dor, restrições físicas, deficiência física, um amor não retribuido, um problema de saúde, uma investigação ou pesquisa, investigação criminal ou policial, um exame forense, um exame médico, um insulto.
  • 9 de Espadas: tristeza, um acidente, um machucado, uma doença grave, dor física, sofrimento emocional, físico ou mental, pressão, ser pressionado a fazer algo sem querer, perda de controle, coração partido, obrigações, desapontamentos. 
  • 10 de Espadas: luto, tristeza, perda, finais trágicos, medo, depressão, um comportamento obsessivo e compulsivo, o inconsciente, energias negativas, escuridão, a noite, tempo frio, inverno, mistérios, mentiras, um lago ou rio, um crime.
  • Pajem de Espadas: um jovem que pode ser soldado, militar, ou policial, um estrangeiro, um líder jovem, um jovem problemático e emocionalmente frio, um membro de uma gangue, um deliquente frio e calculista, um mentiroso, representa pensamentos negativos e maldosos. Pode indicar um jovem de pele pálida e cabelos e olhos castanhos.
  • Rainha de Espadas: uma mulher ambiciosa, habilidosa e inteligente, pode ser divorciada ou viúva, uma mulher mais velha, pode representar uma mulher estrangeira, uma líder, advogada, juíza, médica, enfermeira, cirurgiã. Pode ser fria e calculista. Normalmente, representa uma rival no relacionamento ou no trabalho. Indica uma mulher de pele pálida e cabelos e olhos castanhos.
  • Rei de Espadas: um homem divorciado ou viúvo, um homem de autoridade, líder, pode ser um advogado, juíz ou médico, cirurgião, pode ser um homem arrogante, frio, calculista, possessivo, autoritário, pode representar um estrangeiro. Um homem rival na vida amorosa ou na vida profissional. Pode representar um homem de pele pálida e cabelos e ohos castanhos.


Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais.