O Pentagrama e seus Significados na Magia
terça-feira, dezembro 02, 2025Apesar de ter sido popularizado por Pitágoras, o pentagrama é um símbolo aparentemente criado há mais de 3.000 anos, sendo o registro mais antigo encontrado vem da Mesopotâmia (atual Iraque), entre os sumérios e babilônios.
Os símbolos foram encontrado em tábuas de argila cuneiformes e era tido um sinal mágico de poder e ordem cósmica, não um sistema filosófico.
Se popularizou pelos gregos porque um dos primeiros estudos matemáticos do pentagrama vem de Pitágoras e da escola pitagórica e é um polígono estrelado formado por cinco linhas retas entrelaçadas, gerando uma estrela de cinco pontas.
O pentagrama como um símbolo do ocultismo
Porém o "responsável" por organizar esse significado de forma clara foi Heinrich Cornelius Agrippa, em sua obra "Three Books of Occult Philosophy" de 1531.
O Pentagrama e Vênus
O significado de cada ponta do Pentagrama
O pentagrama é a estrela de cinco pontas que representa:
- Os quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo (falo mais sobre os elementos neste post aqui)
- O quinto princípio: Espírito ou Éter no topo
- O ser humano como microcosmo
- O domínio da consciência sobre as forças da natureza
Os traçados de invocação e banimento
A regra tradicional é que:
O ato de invocar = atrair
Invocar significa atrair, despertar, chamar ou ativar uma força. Você pode usar quando deseja aumentar, estimular, fortalecer a energia de algo.O ato de banir = repelir
Banir significa dissolver, afastar ou neutralizar uma influência considerada indesejada. Você pode usar quando deseja acalmar, apaziguar, diminuir a energia de algo.Na prática da magia cerimonial, os pentagramas de banimento são usados principalmente para limpeza espiritual, proteção, abertura e encerramento de rituais e dissolução de influências consideradas desequilibradas.
Banindo e Invocando o Espírito/Éter
Em outras palavras, é uma forma eficaz de fechar o campo, silenciar o ruído e evitar dispersão, delírio espiritual ou confusão entre imaginação, intuição e realidade. Traz um pouco de "razão" para quem o faz.
Ele também é usado como encerramento de ritual exatamente para desfazer o estado ampliado de consciência e retornar ao estado comum.
Banindo e Invocando a Água
Banindo e Invocando o Fogo
Banindo a e Invocando a Terra
Banir e Invocar o Ar
Como usar essas regrinhas?
Concluindo:
Compartilhe
Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!
PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
📝 Postado por Gabi
Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.- 💌grymoraa@gmail.com
- 🔮 Marque uma consulta
- 💜 Youtube










0 comments
A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.
Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.