Consulta de tarot!

SAMHAIN: Ritual de Ano Novo das Bruxas

quinta-feira, abril 29, 2021

Pintura que fiz há um tempo... vocês também pintam?

Provavelmente você deve conhecer muito bem esse Sabbat, mesmo que não seja uma bruxa! Por que? Porque foi esse sabbat que se transformou no que conhecemos como Halloween! 

Sim, o halloween, comomemorado no dia 31 de Outubro no hemisfério norte é o famoso ano novo das bruxas, conhecido também como o Grande Sabbat, mas para as bruxas se chama Samhain (sou-wen, ao ser pronunciado). 

E ele foi adaptado pelo capitalismo hoje em dia, sendo chamado de Halloween! Porque além de Samhain ser um festival muito cativante, é muito divertido para todos. 

Eu adoro o Halloween e super vou em festas de Halloween no dia 31 de outubro, sem nenhuma intenção espiritual, apenas para me divertir mesmo! 

Porém tem bruxos que não gostam, porque acreditam que o Halloween é um desrespeito a cultura pagã no geral.

E pensando bem, faz sentido, né? Eu respeito a opinião de cada um!

Mas opiniões a parte, aqui no hemisfério Sul comemoramos Samhain do dia 30/04 à 01/05, que representa o ápice do outono. E Samhain comemoro de verdade em abril, pois sigo a roda Sul!

Os celtas acreditavam que este período é mágico, porque na natureza tudo começa a "morrer" para se renovar lá em Imbolc (início da primavera). 

O fato de estar tudo "semi morto" contribuiu para a crença de que os portais do além se abrem durante esta data, fazendo com que os vivos encontrem os espíritos dos ancestrais mortos, ou seja, durante essa fase, o mundo dos mortos se mistura com os dos vivos.

E daí que surgiu a conotação bem fantasmagórica do Halloween também. Não só isso, o Samhain foi o que inspirou o Dia dos Finados cristão e o Dia de Todos os Santos, mas não entrarei em detalhes aqui para o post não ficar quilométrico.

Então a parte mais interessante disso tudo: o que fazer durante o Samhain? Em especial neste momento o qual vivemos, que não temos a opção de fazer em conjunto?


🌈 Cores: laranja, preto e roxo
💎 Pedras: obisidiana negra, âmbar, pirita, quartzo fumê
🍀 Alimentos: alecrim, alho, amêndoas, batatas, cravo, canela, abóboras, gengibre, louro, nozes, maçã, romã, uvas.

 Vamos ver algumas coisas bacanas para fazer durante o Samhain!

O que fazer no Samhain

  • Utilizar oráculos e se conectar com espíritos neste momento é bem favorável. É o melhor momento para consultas de tarot, runas e oráculos, principalmente para trabalhar as próprias sombras! Aproveito e já te convido para conhecer as minhas consultas ao tarot, hehe!
  • É possível se comunicar com seus ancestrais durante esta fase, se quiser, é claro.
  • Fazer uma limpeza pesada em si mesmo, utilizando de feitiços e banhos de banimentolimpeza.
  • Caminhar pela natureza ou ir até o cemitério rever seus ancestrais (se possível).
  • Ter um momento de retrospectiva do que foi vivido até agora. Vale a pena escrever tudo aquilo que ocorreu de bom para que você entre em uma nova fase já com os pensamentos positivos.
  • Se sua família comemora com você, vale a pena contar histórias em conjunto!
  • Fazer pães ou comidas com ervas, legumes e frutas da estação.
  • Limpa na casa não pode faltar! É hora de deixar morrer tudo aquilo que não presta, não funciona e não te traz boas lembranças. Doe o que serve para outra pessoa, jogue fora aquilo que não servirá a ninguém.
  • Acender fogueira ou a lareira também está valendo, se for possível. Se não for, acender velas é suficiente.
  • Fazer a famosa corda da bruxa!
  • Se você quiser fazer a famosa Jack O' Lantern, é bem vinda também!

Ritual de Ano Novo das Bruxas

Particularmente adoro o Samhain por ser um ritual de reinício de ciclo. Às vezes, tudo que precisamos é de um período de desintoxicação bem no meio do ano, concorda? 

É bom sempre termos a oportunidade de recomeçar, então no Samhain sempre faço um ritual de banimento daquilo que não está legal.

A gente não precisa esperar chegar dezembro para reiniciar o ciclo, porque como já diz, é um ciclo, não tem começo nem fim, então é muito importante aproveitar esse momento como se fosse um ano novo de verdade!

Vamos lá?


Materiais

  • 1 vela preta
  • 1 punhado de sal grosso
  • 1 pires ou o seu caldeirão
  • 1 papel nunca usado
  • 1 caneta preta 
  • 1 incenso de cravo
  • Álcool

Como fazer

Note que neste ritual vai álcool e é um ritual de banimento, portanto não recomendo fazer dentro de casa. 

Se puder fazer no quintal ou fora de casa, melhor. Se não puder, faça em uma área onde há o máximo de ventilação possível. 

Antes de tudo: banho mágico! Tome um banho de sal grosso e alecrim, cravo e canela para lhe trazer proteção!

Primeiro acenda o incenso de cravo para trazer proteção. Mentalize um campo vibracional bem grande ao seu redor e tomando todo o ambiente onde você está.

Abra o circulo com o sal em volta do caldeirão. Coloque o caldeirão no meio do círculo, adicione a vela dentro e sente-se em direção à lua, caso ela esteja no céu ou sente-se para o lado leste.

Chame os espíritos de luz, invoque seus mentores ou deuses de preferência. Essa parte é livre para que você se sinta acompanhado, se quiser.

Feito isso, escreva no papel tudo aquilo que você quer banir da sua vida. Podem ser pessoas, situações, memórias ruins, condições etc. Tudo que você lembrar escreva neste papel.

Feito isso, queime o papel na vela até que não sobre mais nada. Queime o máximo que conseguir, só tome cuidado para não queimar os dedos, hehe.

Queimou tudo? Deixe a vela queimar por inteiro agora. Enquanto isso, sente-se no chão e medite tudo aquilo que foi banido da sua vida. 

É necessário ter muita fé e concentração, ok? Sinta-se limpa(o) e renovada(o) a partir de agora!

Quando a vela terminar de queimar, coloque álcool dentro do caldeirão, com a vela e os restos de papeis e toque fogo. Deixe lá queimando até que tudo vire cinzas.

É importante que a vela tenha sido queimada por inteiro viu? Não deixe sobrar nada! Se sobrou, coloque mais álcool e toque fogo novamente.

Feito isso. Agradeça! Pegue a vassoura e varra o circulo de sal. Coloque dentro do caldeirão e misture com os restos  dentro do caldeirão.

Coloque o conteúdo em um saquinho, caminhe próximo de algum terreno baldio, cemitério ou um local afastado de sua casa e jogue fora. Não precisa ser feito imediatamente após a finalização, mas é importante que você se desfaça do conteúdo fora de sua casa.

É isso!

Desejo um excelente Samhain para você!
Beijo!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comentários

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.