Consulta de tarot!

Os Pontos Cardeais e seus significados mágicos

sábado, janeiro 07, 2023

Os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) são formas de orientarmos e situarmos localmente dentro do planeta Terra. E assim como os elementos naturais, as cores, as plantas e os minerais, os pontos cardeais também tem seus usos na magia e bruxaria, podendo ser usados para potencializar feitiços e rituais.


Os Pontos Cardeais e seus significados mágicos


O significado dos Pontos Cardeais na Magia

Na bruxaria, especialmente na Wicca, usa-se cada ponto cardeal para referenciar cada elemento da natureza, ainda que seja uma forma "eurocêntrica" de ver os elementos, pois é baseada no hemisfério norte, ainda é muito utilizada. Há suas justificativas, que iremos falar em breve. Resumidamente, seria:

  • Norte: Terra
  • Leste: Ar
  • Sul: Fogo
  • Oeste: Água

Usando essa ideia de elementais, podemos utilizar essa energia e significado para utilizar em feitiços e rituais. Seja posicionando um cálice no ponto oeste em um feitiço, pode ajudar ainda mais em questões que envolvam a área emocional.

Até mesmo para montar o seu altar, posicionando os elementos de forma correta, você pode atrair energias muito específicas e enfraquecer outras não desejadas. Deixarei também algumas referências mágicas para você se guiar ao realizar seus feitiços.

Significado de cada Ponto Cardeal

Norte 

Representa o elemento terra, já que quanto mais ao norte se avança, mais escuro e frio o planeta se torna. O elemento terra traz solidez, prosperidade, certeza, estabilidade, de forma positiva e pode, de forma negativa, pode trazer estagnação e tédio. Por isso, utilizar cada elemento com equilíbrio é necessário. Os instrumentos mágicos também são uma forma legal de representar esse elemento, como os cristais, pedras, minerais, moedas e plantas.

Elemental: gnomos, duendes e seres da terra
Cores: verde, marrom
Instrumentos: vaso de plantas
Pedras: qualquer pedra ou cristal
Simbolo: triângulo invertido riscado 
Signos: touro, virgem e capricórnio

Leste 

O lado leste representa o elemento ar, isso significa que representa o imaginário, o raciocínio, o conhecimento, a criatividade, as ideias, o intelecto, as mensagens e comunicação, assim como a clarividência e a mediunidade. Representa também a primavera, que traz essa energia de desbloqueio, abertura e expansão. Negativamente, pode trazer ansiedade, desespero e confusão, assim como a ruminação, quero dizer, você passa a "pensar demais". É uma excelente ideia utilizar o lado leste para trabalhar o campo da mente. Podemos usar o athame, incensos, a vassoura ou a varinha para atrair essa energia e priorizar o lado leste de nosso corpo para enaltecer este campo.

Elemental: silfos, fadas e seres voadores
Cores: azul bebê, branco, cinza
Instrumentos: incenso, vassoura, athame, varinha
Pedras: sodalita, quartzo azul, quartzo cristal
Simbolo: triângulo riscado 
Signos: gêmeos, libra e aquário

Sul

O sul é representado pelo fogo porque, para os europeus, tudo que estavam abaixo deles era quente como o deserto do Saara e a África Subsaariana (geograficamente falando). O elemento fogo é capaz de atrair energia, impulso, força e poder, disposição, confiança, sexualidade, entre muitos outros benefícios. Negativamente, ela pode causar uma impulsividade desnorteada, tornando as atitudes muito intensas e impensáveis, pode causar fúria e excesso de energia, insônia e ansiedade. Os instrumentos mágicos que você pode utilizar para representar esse elemento são as velas. Ah, e claro, representa o "polo masculino", por assim dizer

Elemental: salamandras, dragões, fênix e outros seres do fogo
Cores: vermelho, laranja, amarelo
Instrumentos: velas
Pedras: calcita laranja, jaspe vermelho
Simbolo: triângulo
Signos: touro, virgem, capricórnio 


Oeste

O oeste corresponde, levando em consideração os mesmos moldes, ao elemento água. O elemento água é o que traz a intuição, a emoção, clarividência, esclarecimento, a feminilidade, criatividade, a arte e tudo que envolve o campo emocional. Isso pode ser usado para equilibrar as vibrações, de modo geral. Negativamente, pode provocar alguns efeitos como se tornar muito vulnerável emocionalmente, o espiritual ficar muito sensível e acabar atraindo espíritos e obsessores, também pode ficar muito difícil
diferenciar o seu eu com o de seres espirituais. Representa o "polo feminino", sendo muito representado desta forma no paganismo em geral, especialmente o caldeirão da bruxa é a representação do elemento água.

Elemental: ondinas, sereias e seres da água
Cores: azul, verde
Instrumentos: cálice, caldeirão
Pedras: pedra-da-lua, quartzo leitoso
Simbolo: triângulo invertido
Signos: peixes, câncer, escorpião 


De modo geral, essa é a base e só o começo de todo esse assunto. Espero ter esclarecido ou pelo menos ter dado a base para você de todo esse assunto.

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comentários

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.