Consulta de tarot!

Kharma, Dharma e Lei do Retorno existem na magia e bruxaria?

sexta-feira, fevereiro 02, 2024

Kharma e Dharma existem na magia e bruxaria?


Hoje vamos desvendar uma questão que intriga muitos praticantes da bruxaria natural de todas as idades e nível de conhecimento: a relação entre os termos Kharma, Dharma, e a Lei do Retorno e a Lei Tríplice. Muitos se perguntam se esses conceitos estão interligados na prática mágica, se eles de fato existem ou não e se são todos a mesma coisa.

Confesso que eu não tinha essa certeza até que eu fui estudar a fundo um pouco mais sobre o assunto e a realidade é que esses termos são bem diferentes entre si. Abaixo, iremos abordar cada tema separadamente para facilitar o entendimento.


O que é Kharma e Dharma?

Kharma: originário das traDições hindus indianas, Kharma representa a lei de causa e efeito, indicando que nossas ações passadas afetam o presente e moldam o futuro. Em essência, é a colheita do que semeamos, ou seja, seria semelhante ao nome popular "lei do retorno".

Dharma: já o Dharma tem relação com o dever moral e o caminho certo que cada indivíduo deve seguir em sua vida. É a busca pela retidão, justiça e equilíbrio, funcionando como a bússola moral que guia as (boas) ações de uma pessoa. Isso signfiica que o dharma é mais próximo da moral e da ética, da ideia que se você fizer o bem, contribuirá para o equilíbrio universal.

A Lei do Retorno e a Perspectiva Wiccana da Lei Tríplice

A Lei do Retorno, crença de que nossas ações retornam a nós de alguma forma, assemelha-se à Lei Tríplice, mas a verdade é que a Lei do Retorno é o segundo nome para o Kharma, enquanto a lei tríplice tem um viés religioso mais aprofundado na Wicca. Bruxos wiccanos acreditam que as energias enviadas retornam triplicadas, seja por meio de ações benéficas ou prejudiciais. 

Isso significa que se você fizer o bem, receberá 3 vezes a mesma energia que enviou e da mesma forma quando fizer o mal, receberá também 3 vezes essa mesma energia. Eu não vou me aprofundar aqui sobre o motivo de ser 3 porque esse assunto daria um novo post, mas posso dizer que tem uma relação muito próxima das tradições celtas. Futuramente, trarei para cá assuntos do tipo.

Afinal, acreditar ou não?

Assim como qualquer dividndade, crença, religião ou ceita, é comum surgir essa pergunta. Mas a verdade é que isso é muito pessoal de cada um. Nem todos os bruxos, mesmo dentro da comunidade wiccana, adotam a crença na Lei Tríplice, porque é uma decisão aberta de cada um. Não estamos no cristianismo em que todas as leis devem ser levadas a sério para que você seja de fato um cristão. 

A bruxaria natural é diversa e abrange uma variedade de tradições e vertentes, algumas das quais veem a magia de forma mais fluida, menos vinculada a leis rígidas. Mesma coisa eu digo a respeito ao Kharma e Dharma, que nada tem a ver com a bruxaria, pois é uma crença hindu, mas há bruxos que cultuam entidades hindus e gostam de acreditar. Cada um com sua fé!


Inclusive, recomendo uma complementação para esse tema:


Resumindo...

Ambos Kharma/Dharma e a Lei do Retorno envolvem a noção de responsabilidade pelas ações. Enquanto Kharma e Dharma são mais focados em ações pessoais e dever moral, a Lei do Retorno expande-se para incluir a magia, destacando a reciprocidade na energia enviada.

Em resumo, a relação entre Kharma, Dharma, a Lei do Retorno e a Lei Tríplice na bruxaria natural é complexa e subjetiva. Cada bruxo molda suas próprias crenças e práticas, tornando a magia uma jornada individual e diversificada. Sinta-se livre para acreditar ou não.


E você, qual a sua visão sobre a conexão e as nuances entre Kharma, Dharma, a Lei do Retorno e a Lei Tríplice na bruxaria? Compartilhe suas perspectivas nos comentários. Até a próxima exploração mágica! 🌙🔮✨"

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comentários

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.