Princípio do Ritmo

quarta-feira, dezembro 17, 2025

O Princípio do Ritmo ensina que tudo no universo se manifesta por meio de um movimento regular de ida e volta. Nada permanece estático: tudo flui, oscila, sobe e desce, avança e recua. Esse movimento rítmico é comparado ao de um pêndulo, que se desloca entre dois polos opostos com igual intensidade. 

 Princípio do Ritmo

Cada estado, condição ou fenômeno tende naturalmente a mover-se em direção ao seu oposto, segundo uma lei universal. 

Perceba que conforme vamos avançando nos conceitos de cada princípio, notamos que os conceitos vão se entrelaçando, porque o pêndulo tende a se deslocar ora para um polo, ora para outro, mantendo um ritmo que respeita também o princípio da polaridade! 

Mas isso é assunto para outro post (está no link acima).

Como o Ritmo move o nosso mundo

  1. No plano físico: se expressa nos ciclos da natureza, como as estações do ano, o dia e a noite, o nascimento e a morte. 
  2. No plano mental: manifesta-se nas alternâncias de humor, entusiasmo e desânimo, confiança e medo. 
  3. No plano espiritual: aparece como períodos de maior ou menor percepção, clareza ou afastamento interior. 

O Caibalion afirma que esse ritmo atua em todos os níveis da realidade, embora seja mais perceptível nos planos inferiores da manifestação.

Obs.: quem leu o Princípio da Correspondência sabe que temos os 3 planos acima e que todos eles estão no que chamamos "TODO". Recomendo que veja sobre isso também porque é importante. Recomendo ler tudo, na verdade kk


O Ritmo está muito ligado ao Princípio da Polaridade

Isso significa que, quanto mais intenso é um extremo, mais forte tende a ser o movimento de retorno ao outro lado. Dessa forma, o excesso em qualquer direção carrega em si a semente do seu contrário. Achou complexo? A grosso modo: quanto maior a subida, mais grave tende ser a queda. Vou dar um exemplo:

Imagine uma pessoa que recebe uma promoção no trabalho.

No primeiro momento, ela vai para um extremo positivo do pêndulo:

  • fica muito animada, confiante, cheia de energia, sente que “tudo está dando certo”.Esse é um polo: entusiasmo / euforia.

Com o tempo, porém, começam a aparecer:

  • mais responsabilidades, pressão, cobranças, medo de errar, cansaço. Então o pêndulo começa naturalmente a se mover para o outro extremo: desânimo, estresse, insegurança.

Esse movimento não acontece porque algo “deu errado”, mas porque o Ritmo atua entre os polos.
Quanto mais intensa foi a subida emocional, mais forte tende a ser a descida, se a pessoa não tiver consciência disso.

A realidade não se desenvolve em linha reta

Isso é importante entender, porque tendemos a achar que a vida será sempre boa, principalmente se somos pessoas "boas", tendemos a achar que por isso a nossa vida só será sucesso, e não é assim que a vida funciona.

O que hoje está em expansão amanhã tende à contração! O que atinge um extremo inevitavelmente retornará. Esse movimento se manifesta em todos os planos da existência. São os altos e baixos da vida.

Quanto maior for a oscilação em um sentido, maior será a compensação no sentido oposto. Assim, emoções intensas vividas de maneira inconsciente tendem a gerar reações igualmente intensas depois. 

Nós somos levado pelo pêndulo sem perceber, identificando-se totalmente com os altos e baixos da vida e sofrendo por acreditar que um estado (seja de alegria ou de dor) será permanente.

Resumindo, o sábio aprende a neutralizar os efeitos do ritmo em sua vida mental, elevando sua consciência acima das oscilações. 

O ritmo continua existindo, pois é uma lei universal, mas seus impactos emocionais e psicológicos podem ser reduzidos por meio da observação e do autocontrole. 

A sabedoria surge quando se compreende o ritmo (e como ele acontece) e se aprende a manter um centro interno estável, capaz de observar os ciclos sem ser arrastado e deteriorado por eles! Lembre-se disso e evite a frustração.

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.