Princípio do Gênero

quinta-feira, dezembro 18, 2025

No Caibalion, a chamada Lei ou Princípio do Gênero afirma que o gênero é um princípio universal de manifestação, presente em tudo o que existe, em todos os planos da realidade. O texto ensina que nada é criado sem a interação de dois princípios complementares, tradicionalmente chamados de masculino e feminino.




As 7 leis dentro do hermetismo:

  1. Princípio do Mentalismo: "o universo está na mente, tudo é mente"
  2. Princípio da Correspondência: "o que está em cima é como está embaixo"
  3. Princípio da Vibração: "nada está parado, tudo se move, tudo se vibra"
  4. Princípio da Polaridade: "tudo tem dois polos, semelhante e dessemelhante é o mesmo"
  5. Princípio do Ritmo: "tudo tem suas marés, tudo sobe e desce"
  6. Princípio da Causa e Efeito: "toda causa tem seu efeito"
  7. Princípio de Gênero: "tudo tem seu princípio masculino e feminino"


ATENÇÃO: Esses termos não devem ser compreendidos de forma biológica, mas como símbolos de funções cósmicas fundamentais.


Não é sobre homem e mulher

Muitos "ocultistas" se usam desse princípio para expor seus posicionamentos egocêntricos sobre transfobia, misoginia e preconceitos de gênero. Sinto dizer, mas quem usa dos princípios herméticos para isso, não entendeu 1 só palavra sobre o hermetismo.

Quando nos referimos aqui ao gênero "masculino" e "feminino", estamos trazendo também o princípio de polaridade e não de competição sobre o que é mais forte ou mais fraco.

Segundo o livro Caibalion: 

“Gênero” não significa “Sexo” – sexo é simplesmente uma manifestação material de gênero. “Gênero” significa “relativo à geração ou criação.” E onde qualquer coisa for gerada ou criada, em qualquer plano, o Princípio de Gênero deve se manifestar. Contudo, você não deve concluir apressadamente que estamos ensinando que existe um Deus, ou Criador, macho ou fêmea. Essa ideia não passa de uma deturpação dos antigos preceitos sobre o assunto. O verdadeiro ensinamento é que, em si mesmo, O TODO está acima do Gênero, assim como está acima de qualquer outra Lei, inclusive daquelas que regem o Tempo e o Espaço. 

Princípio Masculino

O princípio masculino, no sentido hermético, representa o aspecto ativo, emissor e iniciador da criação. Ele é associado à vontade, ao impulso criador e à capacidade de projetar uma ideia ou intenção.

Princípio Feminino

O princípio feminino, por outro lado, representa o aspecto receptivo, gestador e formador. Ele acolhe o impulso criador, nutre-o e o conduz à manifestação. 

Um precisa do outro!

O masculino, sozinho, é impulso sem forma e o feminino, sozinho, é potência sem direção. A criação ocorre quando o impulso fecunda a potência. Por isso, o princípio do gênero está sempre ligado à geração, regeneração e criação, nunca à destruição gratuita ou ao desequilíbrio.

Toda criação exige simultaneamente algo que fecunde e algo que seja fecundado, algo que impulsione e algo que dê forma. Não existe melhor ou pior, nem mais e menos importante.

A criação não ocorre pela supremacia de um sobre o outro, mas pela cooperação entre eles. Essa ideia se aplica tanto ao mundo físico quanto aos planos mental e espiritual.

O gênero nos planos

  • Plano físico: a polaridade sexual masculina e feminina
  • Plano mental: a mente objetiva e subjetiva
  • Plano espiritual: princípio emanador e princípio receptivo (espirito e alma)

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.