Princípio do Mentalismo
quarta-feira, dezembro 10, 2025Hoje vamos abordar o primeiro príncipio do Hermetismo de uma forma lúdica para entendermos o porquê que a mente é a forma do nosso corpo moldar e transformar o universo o qual vivemos. Só para recapitular, são 7 princípios do Hermetismo e hoje iremos abordar o primeiro.
As 7 leis dentro do hermetismo:
- Princípio do Mentalismo: "o universo está na mente, tudo é mente"
- Princípio da Correspondência: "assim como está em cima é como está embaixo"
- Princípio da Vibração: "nada está parado, tudo se move, tudo se vibra"
- Princípio da Polaridade: "tudo tem dois polos, semelhante e dessemelhante é o mesmo"
- Princípio do Ritmo: "tudo tem suas marés, tudo sobe e desce"
- Princípio da Causa e Efeito: "toda causa tem seu efeito"
- Princípio de Gênero: "tudo tem seu princípio masculino e feminino"
Exemplos de como nossa mente interpreta a realidade
- A luz: é um exemplo clássico sobre como nós interpretamos o mundo. A luz são frequências eletromagnéticas as quais interpretamos como cor ao chegar ao nosso cérebro. Isso significa que nunca vamos o mundo real como ele é e sim uma interpretação de como nosso cérebro mostra o mundo para nós.
- A memória: essa também é uma forma de moldarmos o mundo. Se a sua experiência na infância foi negativa, muito provavelmente esse passado vai alterar de forma significativa a forma como você enxerga o mundo hoje. Nossa mente armazena o passado e o usa para projetar a vida no presente e no futuro. Traumas do passado não existem fisicamente, eles estão apenas na sua memória.
- Um livro: ele não significa nada para você, até você pegar este livro, se sentar e lê-lo. Um objeto passa a ter valor quando a sua mente o reconhece como algo de valor.
- A consciência: você só sabe que existe de fato porque você está consciente. Você não é o seu corpo, você é a sua consciência, o seu cérebro. Imagine que alguém pega o seu cérebro e coloca em outro corpo. Se todas as memórias e pensamentos estão dentro do seu cérebro, o corpo onde ele será colocado seria você, ainda que esteja em outro corpo, porque você é a sua mente.
Exemplos no dia a dia
Já parou para pensar como a vida é experienciada de formas diferentes? Alguns lugares que são incríveis para algumas pessoas, mas para outras são horríveis? É porque lemos, interpretamos e vivemos o mundo de mentes diferentes!Os pensamentos, crenças, estados internos e emoções influenciam muito sobre como experimentamos as coisas. Quer um exemplo? Suponhamos que você está trabalhando em uma empresa que gosta e, infelizmente, você foi demitido(a). Você pode ter duas reações:
Crenças e reações a um problema
- Primeira Opção: você pode chorar muito e se sentir horrível, ficar mal e achar que é uma pessoa péssima, que não faz o seu trabalho direito e desiste da sua profissão.
- Segunda Opção: você chora muito também, afinal está tudo bem se sentir mal, mas você pensa "tudo bem, essas coisas acontecem. Vamos tentar de novo em outra empresa e na próxima semana" e já começa a aplicar para várias empresas interessantes".
Sensação de Frio no mesmo ambiente com a mesma temperatura
- Primeira pessoa: "está muito frio"
- Segunda pessoa: "não acho, está um clima agradável"
Outros exemplos cotidianos:
- Placebo: tomar um remédio, um chá ou algo do tipo e esse placebo fazer efeito, mesmo ele não tendo efeito químico medicinal algum
- Foco seletivo: você compra um carro de cor vermelha e agora você passa a ver vários carros vermelhos, porque a sua mente agora reconhece o carro vermelho como uma informação importante
- Pensamentos que mudam os estados físicos e emoções no seu corpo: você pensa em algo triste que aconteceu e a sua mente e corpo vai reagir a esse pensamento. Você pode chorar ao ter esse pensamento, dependendo do pensamento, pode até arruinar o seu dia.
- Seu dia muda por causa de um estado mental: você acorda irritado e agora seu dia será estressante porque sua mente não está disposta a aproveitar o dia, mesmo que ele esteja tranquilo.
- Experiências sensoriais: como explicar o doce para alguém que nunca provou algo doce ou a luz para uma pessoa que não enxerga? Percebe que as experiências moldam e abrem o mundo para nós.
Compartilhe
Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!
PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
📝 Postado por Gabi
Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.- 💌grymoraa@gmail.com
- 🔮 Marque uma consulta
- 💜 Youtube




0 comments
A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.
Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.