A Árvore da Vida da Cabala / Kabbalah

quinta-feira, dezembro 04, 2025

A Árvore da Vida ( עֵץ חַיִּים — Etz Chaim em hebraico) um mapa que explica a estrutura do que é a vida (fisica e espiritual) na visão da Kabbalah. Por meio dela, os cabalistas explicam como "Deus" manifesta a criação, como a consciência humana é organizada e de que forma o ser humano pode se desenvolver espiritualmente.

Ou seja, o diagrama mostra que a energia divina parte de um nível infinito e espiritual (número 1 - Keter) e vai se tornando cada vez mais concreta, até chegar ao mundo material.


 

A Árvore é formada por 10 esferas chamadas Sefirots. Cada uma representa um atributo do Universo e, ao mesmo tempo, uma qualidade psicológica no ser humano. Observe que os nomes estão aportuguesados, por isso parecem levemente diferentes do diagrama acima.
  1. Kéter (Coroa) – Consciência divina absoluta, o mais oculto, dissolução do ego, infinito. É representado por Netuno por ser o planeta dos oceanos infinitos, representando a totalidade e a espiritualidade (é o planeta do Signo de Peixes). Seria a representação do início de tudo.
  2. Chochmá (Sabedoria) – Intuição, a explosão criativa, insight puro, poder imprevisível. Representado por Urano (planeta do signo de Aquário) por ser o planeta do impacto, do choque, da ruptura, da tecnologia. Também é representado pelo sagrado masculino, pelo poder de impacto e força de expansão desse Sefirot.
  3. Biná (Entendimento) – Razão, estrutura do pensamento, compreensão, organização, estruturação, nutrição. Representado por Saturno,  o planeta da maturidade e do signo de Capricórnio. Representado pelo sagrado feminino, pelo poder de acolher, receber, nutrir e organizar.
  4. Chésed (Misericórdia) – Representa a generosidade, doação, amor, perdão, expansão, benevolência, sendo representador por Júpiter. É a representação do coração divino. 
  5. Gevurá (Rigor) – Limite, disciplina, corte, força, julgamento, sendo representado pelo planeta Marte. É o sefirot que entra em equilíbrio com a energia emocional de Chésed, pois sem Gevurá, o amor ilimitado de Chésed seria descontrolado e irracional.
  6. Tiféret (Beleza) – Harmonia, Equilíbrio entre amor e rigor, identidade, verdade, consciência, representado pelo Sol. É o coração da árvore da vida e representa a luz da alma.
  7. Netsach (Vitória) – Persistência, emoção, desejo, arte, prazer, paixão representado pelo planeta Vênus, do signo de Libra e Touro. A chama interior que traz impulso, coragem, movimento, conquista, criatividade.
  8. Hod (Esplendor) – Intelecto, comunicação, lógica, linguagem, análise representado pelo planeta Mercúrio, do signo de Gêmeos. Esse sefirot é o equilíbrio de Netsach e traz racionalidade para a energia criativa deste. 
  9. Yesod (Fundamento) – Base emocional, inconsciente, sonhos, sexualidade, conexão, representado pela Lua, do Signo de Câncer. É a junção e base. Atua como um elo entre o mundo espiritual e material. Representa o inconsciente criador. 
  10. Malchut (Reino) – Mundo material, corpo, ação, realidade física, represemtado pelo nosso planeta Terra. É o mundo físico e a existência como um todo. É aqui que todas as energias acima estão atuando.
As Sefirot mostram como a energia divina desce até virar matéria e como o ser humano pode subir espiritualmente de volta ao divino.

E Daat, o que representa?

Daat é o conhecimento oculto profundo e mais visceral, é a consciência divina do ser humano, diferente de Keter que representa a sabedoria universal. Nós humanos não temos 100% de toda a sabedoria universal e é por isso que Daat existe no centro, para representar essa consciência humana. 

É aquela sabedoria que não vem da racionalidade, do que é concreto, mas do que é um misto dos dois! É mais primitivo e natural. É a sabedoria divina, tudo aquilo que não se encaixa somente em emoção ou na razão. 

É por isso que em algumas Árvores ele aparece desconectado do resto, mas sempre ali.

Sabe quando a gente tem uma sensação, mas sabemos que não é emocional e temos certeza de que não é algo racional? Essa é a consciência divina do ser humano. 

Como a Árvore da Vida se aplica ao ser humano


Fonte: reddit

Percebe que tem uma relação muito parecida com os chakras? O espírito e consciência divina na coroa, que é o topo da cabeça e o mundo real nos pés, onde pisamos. O combustível (Fuel) está no chakra sexual. "Integration" tem uma semelhança na posição e no significado com o nosso chakra do terceiro olho. 

Pra mim, essas são umas das coisas que me faz ficar impressionada com a forma que o ser humano busca compreender o universo e seus fenômenos, porque apesar de serem conhecimentos de origens diferentes, acabam chegando em conclusões semelhantes.




Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.