Por que o Panteísmo faz todo o sentido na Magia e Bruxaria
domingo, novembro 30, 2025O Panteísmo é uma crença muito compatível com a magia e bruxaria e, na minha opinião ~ é claro ~ é a teoria que mais faz sentido no Universo o qual estamos inseridos. Nós já sabemos pela ciência e pela alquimia que: nada se perde, nada se cria e tudo se transforma e o panteísmo tem total coerência com este pensamento.
Mas antes de começar a falar sobre, você sabe o que é Panteísmo? Trouxe um pedacinho da explicação do Wiki para você compreender a grosso modo o que significa:
O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente,[1] ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos.[2] Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Fonte: Wikipédia
Pelo que deu para entender, ser panteísta é acreditar que não existe uma "entidade" deus. Isso significa que você não acredita que exista um homem barbudo de tamanho colossal que fez o mundo em sete dias.
Você acredita que deus na verdade é todo o universo e, quando estamos falando de TUDO, isso está incluindo você mesmo.
O universo é deus e nós somos parte dele.
Se você olhar com mais atenção, todo o universo observável é feito praticamente de átomos ou partículas de energia! Nós somos feitos de átomos, os outros animais, as árvores, as rochas, a água, os planetas, as galáxias, as estrelas e tudo aquilo que podemos chamar de "matéria" são feitas basicamente de átomos!
A natureza tem um ciclo perfeito. Apesar do universo ser caótico, ele parece ser perfeitamente calculado, porque tudo funciona em uma bizarra sintonia, como se tudo fosse parte de uma grande engrenagem. A gente pode ver esse efeito aqui na terra como o ciclo da água, a cadeia alimentar, o ciclo do nitrogênio, as estações do ano, o dia e a noite.
É como o o universo todo tivessem o seu próprio sistema, mas ainda assim elas também são engrenagem para um complexo de galáxias que assim vão se aglomerando e se movimentando de forma caótica, mas ao mesmo tempo, perfeita.
Se tudo funciona em perfeita sintonia (mesmo sendo de uma forma caótica), poderiamos dizer que todo o universo é um grande motor, onde há diversas peças funcionando, emitindo sons, luzes, cheiros, movimentos, todos ao mesmo tempo, mas ainda assim de uma forma bizarramente harmônica.
Se o universo é um grande motor, ele funciona por conta própria, ou seja, ele é o grande criador do todo e não precisa de um criador. Ele mesmo é a própria fonte.
Todos os fenômenos que acontecem o tempo todo, de forma aparentemente "desregulada" tem um motivo e uma forma de agir, porque tudo está seguindo o fluxo desse grande corpo que é o universo.
Então teoricamente, também somos deus
Somos parte dele, somos ele e somos todos 1 coisa só, mas manifestadas e expostas (momentaneamente) a corpos, situações e experiências diferentes. Já se perguntou o que acontece com a carne das pessoas após serem enterradas? As bacterias e os vermes as consomem e secretam outras substâncias químicas no ambiente que, mais tarde, serão aproveitadas pelas plantas.
Essas plantas usarão esses minerais para brotarem novas flores e frutos. Isso representa que na verdade...
Nós nunca saímos do universo e sempre voltaremos para ele. Infinitamente.
Isso é assustador em partes, mas ao mesmo tempo nos conforta de saber que daqui uns 100 anos talvez seremos uma planta, uma árvore ou até mesmo um cristal. Nunca saberemos!
Nosso corpo é temporário. Ele está aqui unido, com várias moléculas, mas daqui a um tempo, essas moleculas darão forma a outra matéria. E isso é a vida e o universo.
Essa teoria te conforta ou te assusta?
Para mim, ela faz um pouco de cada, mas ainda assim faz nós enxergarmos a vida como uma continuação não somente no espiritual, mas no material. Seus átomos provavelmente nunca sairão deste planeta, a não ser que um dia a SpaceX consiga mandar humanos (ou os restos deles) para Marte ou outros planetas.
Espero ter ajudado a compreender um pouco do panteísmo!
Compartilhe
Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!
PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
📝 Postado por Gabi
Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.- 💌grymoraa@gmail.com
- 🔮 Marque uma consulta
- 💜 Youtube




0 comments
A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.
Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.