A Cruz Cabalística: significado e como fazer

quinta-feira, dezembro 04, 2025

Continuando os estudos da Golden Dawn, vamos entender um pouco da Cruz Cabalísitca. Essa cruz não tem nada a ver com a cruz de Jesus ou da Igreja Católica. O fundamento se baseia na Árvore da Vida. Se você não sabe o que é, tenho um post falando sobre, clique aqui. 


O que é a Cruz Cabalística? E por que uma cruz?

A Cruz Cabalísitca é um tipo de gesto ritual de alinhamento, que tem como princípio colocar o mago no centro do universo espiritual, ou seja, alinha a sua energia (mago) com a do universo, simples assim. Outra coisa importante a mencionar é que a cruz tem a simbologia diferente do que ela significa no catolicismo.

A Cruz na tradição hermética simboliza equilíbrio, autoridade, centralização, integração e harmonia entre o divino e o material.


Vertical:

Representa o equilíbrio entre o reino divino e o reino material. 

  • O Eixo Vertical para cima 🔼: o divino, infinito, consciência superior (Keter)
  • O Eixo Vertical para baixo 🔽: o reino, o mundo material, a realidade física (Malkuth)

Horizontal:

Representa o equilíbrio das forças entre os dois pilares da Árvore da Vida.

  • DIREITO: de um lado representando a lei, a severidade, a força, o poder
  • ESQUERDO: outro lado representando a expansão, o amor, a compaixão 

Centro:

O centro da cruz representa VOCÊ. Você está se posicionando de forma a ser o ponto de manifestação de todas essas forças e energias.  


Significado das Palavras que são ditas:

  • ATEH - Significa "tu és" e simboliza a presença do divino sobre a sua coroa. 
  • MALKUTH - Significa "o reino" e simboliza a luz divina chegando e fazendo contato com a terra
  • VE-GEBURAH - Significa "e o poder" e simboliza o pilar da direita que traz poder, disciplina e rigor.
  • VE-CHESED ou VE-GEDULAH - Ambas as formas estão corretas e representam "e a bondade" ou "e a glória" e simbolizam o pilar da esquerda que traz a bondade, compaixão, amor. Não precisa dizer as duas. Escolha a que preferir.
  • LE-OLAM, AMÉN - Significa "para todo o sempre, amém" e finaliza a cruz no centro.

Tu és o reino, o poder e a bondade/glória, para todo o sempre, Amém.

Passo a Passo da Cruz Cabalística

Primeiro, prepare-se em pé, com a coluna ereta, respirando lenta e profundamente, acalmando a mente e o corpo.Visualize a "cruz na sua frente, se possível, mentalize a própria arvore da vida. Feito isso, vamos ao processo da cruz. 

Você vai poder usar o seu dedo indicador levantado apenas 👆☝ (essa é a posição oficial utilizada nas tradições herméticas, embora há pessoas que façam com 2 dedos indicador e meio levantados) ou usando uma varinha mágica ou usando uma adaga:

  1. Posicione-se para o lado Leste
  2. Mentalize uma luz branca sobre a sua coroa
  3. Toque na testa com o dedo indicador da mão direita e pronuncie ATEH
  4. Leve o mesmo dedo indicador para o centro do peito e toque nele 👆 visualize a luz descendo e se fixando em cada ponto que você toca.
  5. Logo desça para baixo do umbigo, toque e pronuncie MALKUTH
  6. Depois toque o ombro direito e diga VE-GEBURAH
  7. Toque o ombro esquerdo e diga VE-CHESED ou VE-GEDULAH
  8. Junte as duas mãos em posição de oração 🙏 no centro e diga LE-OLAM, AMEN
  9. Mentalize todo o seu corpo sendo iluminado pela energia divina.

Sou canhoto. Pode fazer com a mão esquerda?

Não pode, se você quiser seguir a tradição original. Eu sou canhota também, mas o correto é fazer com a mão direita, pois é nela que está representado o pilar de poder, expansão. A mão esquerda é receptiva e a mão direita a emissiva. Mas em casos esporádicos, não tem problema. 


Por que o lado Leste?

O lado Leste é a representação de onde sai a luz e mais uma vez, é o lado direito. Pense no nascer do sol e no por do sol. O sol nasce no leste e se põe ao oeste. O lado direito é o lado do pilar de poder, de expansão e emissão, então a lógica aqui é quase a mesma.

Por que não se fala Keter e sim "Ateh"?

Porque na prática cabalística, não se menciona diretamente o divino, nem mesmo o nome do ser superior "Deus" durante rituais, como uma espécie de respeito a tudo que é superior e inatingível. Eles tratam os nomes divinos como algo tão importante e superior que não devem ser mencionados por nós. Por isso "tu és" já representa a ligação do TODO com o SER.

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.