Ritual Menor do Pentagrama (RMP)

quinta-feira, dezembro 04, 2025

Recentemente, expliquei um pouco sobre o Pentagrama, desde o seu uso, histórico, significado e até como invocar ou banir certos elementos em feitiços e rituais e, agora, chegou o momento do Ritual Menor do Pentagrama. Um ritual muito conhecido entre os praticantes de Magia Cerimonial. 

Fonte: The Golden Dawn by Israel Regardie 

Neste post, eu não me encarregarei de falar como atrair ou repelir os elementos, pois eu ja fiz um post bem extenso falando sobre isso, então se quiser saber mais como realizar a invocação e banimentos específicos, bem como os momentos ideais em que isso deve ser feito, clique no link no começo deste post, no primeiro parágrafo.

O que é o Ritual Menor do Pentagrama?

Trata-se de um ritual preparatório básico fundamental utilizado tradicionalmente na Ordem Hermética da Golden Dawn para iniciar e terminar rituais como uma forma de preparação e principalmente proteção para o mago e o ambiente onde acontecerá de fato o ritual maior.

Os benefícios do ritual:

  • Protege o mago e o ambiente contra quaisquer resquíscios negativos que o ritual possa deixar no local
  • Prepara o mago psicologicamente, traz concentração e equilíbrio emocional e espiritual
  • Limpa o ambiente de qualquer energia no local que possa atrapalhar o ritual principal.

Passo a Passo do Ritual

Primeiro, vamos abordar de forma resumida o passo a passo e, logo abaixo, irei explicar cada parte isoladamente. De forma resumida fazemos:

  1. Cruz Cabalística voltada para o Leste
  2. Pentagrama do Oriente (Leste) - Yod-Heh-Vau-Heh
  3. Pentagrama Sul - Adonai
  4. Pentagrama Oeste - Eheieh / Ehyeh
  5. Pentagrama Norte - Agla
  6. Círculo
  7. Saudações aos 4 Arcanjos
  8. Cruz Cabalística Final

1) Cruz Cabalistica

Eu já fiz um post explicando tudo sobre a cruz cabalística, por isso, não me extenderei muito por aqui. Recomendo que leia este post completo, caso não saiba do que se trata.


De forma resumida, a cruz cabalistica é feita da seguinte forma: 

  • Volte-se para o Leste
  • Toque a testa e pronuncie (vibrando): “Ateh” (a ti).
  • Toque o plexo solar/peito e pronuncie: “Malkuth” (o Reino).
  • Toque o ombro direito e diga: “ve-Gevurah” (e o Poder/Severidade).
  • Toque o ombro esquerdo e diga: “ve-Gedulah” (e a Glória/Misericórdia).
  • Una as mãos no peito e conclua vibrando ou dizendo: “le-Olam, Amen” (para todo o sempre, Amém).

2) Pentagramas

Assim que tiver feito a cruz cabalística, voltada para o Leste, mantenha a posição Leste e trace o primeiro pentagrama na sua frente, visualizando uma luz. que toma todo o ambiente, e mentalizando uma espécie de parede que se forma proveniente deste pentagrama. Você vai repetir para cada lado (Leste, Sul, Oeste e Norte).

Por que fazemos 4 pentagramas? Porque é 1 para cada parede, pois se cria um muro onde você estará protegido dos 4 lados.


Como traçar o pentagrama: usando seu dedo indicador, varinha ou athame e traçe o pentagrama de Banimento do Elemento Terra, preferencialmente com a mão direita. Está na foto deste post. Já expliquei com bastante detalhe como é feito esse traçado, se você quiser saber mais, vou deixar o link do post abaixo:


Nomes Divinos

Logo após, você falará os nomes divinos correspondentes, 1 para cada posição. Os nomes são os seguintes:

  1. YOD-HEH-VAV-HEH (Leste): essas são 4 letras (chama-se tetragrama) do alfabeto hebraico, portanto estamos falando Y-H-V-H. Essas letras são correspondentes a representação em hebraico do que significaria "Deus", ou seja, YHVH significa algo parecido como "aquele que é" ou "ser/existir", o TODO, o Universo. É algo que não podemos descrever com palavras, porque não é uma coisa ou alguém. Por isso, essa expressão é usada para representar o divino ou o que podemos chamar de Deus.
  2. ADONAI (Sul): significa algo como "Meu Senhor", se referindo a Deus também. É uma forma de dar um título de superioridade ao grande criador.
  3. EH-HEH-YEH (Oeste): escrito de forma completa como "Ehyeh Asher Ehyeh" significa "eu sou" ou "eu sou aquele que sou". Mais uma vez se refere ao grande criador.
  4. AGLA (Norte): este é a abreviação do que significa Atah Gibor Le-Olam Adonai. A tradução seria algo como "Tu és poderoso para todo o sempre, meu Senhor"


a) Tracando o Pentagrama do Leste: 

Faça o pentagrama conforme o combinado e logo depois, fale em voz alta e VIBRANDO, da seguinte forma: Yod-Heh-Vav-Heh. 

Como se pronuncia é IOD – RÊ – VAV – RÊ. Então você vai vibrar tipo IOOOODDD-REEEÊ-VAAAAV-REEEEEEÊ, entendeu? Hehe


b) Traçando o Pentagrama do Sul

Faça o pentagrama de Banimento da Terra novamente, agora voltado para o Sul e, mais uma vez, você vai falar vibrando, ADONAI.

Do mesmo jeito que a última, será tipo AAAAADDDDOOOOONAAAAAAI do mesmo jeito que se escreve.

c) Traçando o Pentagrama do Oeste

Faça o pentagrama mais uma vez, voltado para o Oeste e após recite vibrando EH-HEH-YEH. O que ficaria algo como ÉÉÉ–RRÊÊÊ–IÊÊÊ…


d) Traçando o Pentagrama do Norte

Faça o último pentagrama voltado para o Norte e após concluir, recite AGLA vibrando ÁÁÁ… GUÉÉÉ… LÁÁÁ…


3) Linkando os Pentagramas

Quando concluir o processo, você deve mentalizar uma especie de cubo ou círculo mágico de cores azul e branca, no qual você vai estar arrodeado e protegido dentro dele. 

Eu gosto do cubo porque é mais fácil mentalizar dessa forma, Imaginar o cubo como 4 paredes de altura infinita ao seu redor, na qual cada parede corresponde a 1 pentagrama (Leste, Sul, Oeste e Norte).  

4) Evocação dos Arcanjos

Agora faremos o chamado dos 4 arcanjos para proteção. Cada Arcanjo corresponde a 1 "parede" ou pentagrama. Mantenha-se no centro e assuma a postura da cruz: com braços abertos (ou braços ligeiramente abertos à altura dos ombros), pés juntos ou ombros afastados conforme sua preferência.

Você vai virar para cada direção e mentalizar o arcanjo, enquanto recita o nome dele, também vibrando.
  1. RAPHAEL (Leste): RAAAAA-FAAAAAA-EELLL
  2. MICHAEL (Sul): MIIII-KAAAAA-EEEEL
  3. GABRIEL (Oeste): GAAAA-BRRRRRRIIII-EEEEELLL
  4. URIEL (Norte): UUUUUUU-RIIIIIII-EEEEELLL

Dica: tente visualizar a imagem humanizada deles. Isso vai fortalecer ainda mais a sua proteção e se sentirá mais conectado com a energia. Enquanto cada Arcanjo é invocado, visualize-os formando um cruz protetora ao seu redor! Por fim, diga:

“Pois sobre mim e dentro de mim brilha a estrela de seis pontas”

Por que evocamos arcanjos?

Os arcanjos são entidades sem corpo físico que representam consciências espirituiais que executam funções cósmicas. Então eles representam força, proteção, cura, sabedoria, justiça, etc.  As pessoas tendem a humanizar essas "entidades" porque se tornam mais fáceis de assimilar em nossa cabeça humana, mas a realidade é que eles não são espíritos, não são anjos, nem deuses, são consciências individuais.

  • Raphael: representa cura, a medicina, proteção e os relacionamentos. Ou seja, ele auxilia no racioncínio, na aprendizagem, na comunicação e na saúde física e mental, bem como nos casamentos e relacionamentos.
  • Michael: representa a guerra e a coragem. Ele é o grande chefe dos exércitos celestes, governa a vontade, a ação, a decisão, a capacidade de transformar, destruir e mover tudo que não presta mais. Ele é um grande protetor e traz coragem e realização.
  • Gabriel: representa as revelações e anúncios divinos. Gabriel trabalha nos sonhos, na intuição, na mediunidade, sensibilidade e comunicação entre plano material e divino. Ele é um grande mensageiro espiritual e traz equilíbrio emocional.
  • Uriel: representa a sabedoria e é o guardião da luz divina e da iluminação espiritual, ou seja, ele trabalha na orientação e na luz de sabedoria e da verdade. É famoso por ser o arcanjo da morte pois também é guardião das almas.

5) Cruz Cabalística (de novo)

Por fim, você fará mais uma vez uma cruz cabalística, também voltada para o Leste. Quando você terminar, está pronto para iniciar os seus rituais.

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.