Os 4 Elementos Básicos e seus Significados: Fogo, Ar, Terra e Água

quarta-feira, março 09, 2022

Os 4 elementos naturais e fundamentais para a magia natural são fogo, água, terra e ar. O quinto elemento seria o espírito ou éter. Mas hoje vamos falar mesmo é desses 4 elementos naturais e como você pode utilizar esses elementos em magia, feitiços, simpatias e rituais.

Os 4 Elementos Básicos e seus Significados: Fogo, Ar, Terra e Água

Essa arte eu que desenhei para a gente simbolizar mais ou menos onde fica cada energia ao abrir o círculo mágico. O azul é o elemento água, o verde é o elemento terra, o laranja o elemento fogo e o branco o elemento ar.

Elemento Água

O elemento água tem como símbolo um triângulo invertido. Representa as emoções, sentimentos e intuição. Também é ligado aos espíritos, deuses e elementais da água, como as ondinas e sereias, deusas da água como Iemanjá. É um elemento que representa o feminino e pode ser usado para trabalhar questões ligadas aos sentimentos, a intuição e as emoções do próprio bruxo quanto de outras pessoas. Outros dois usos importantes do elemento água são para autoconhecimento, limpeza e purificação de pessoas, lugares e objetos. É representado pelas cores azul, turquesa, azul marinho e também por objetos com curvas como o caldeirão e a taça e o espelho também podem representar o elemento água.

Cores: azul, azul claro, azul marinho, turquesa
Formas: onduladas, circulares
Números: 2, 6 e 9
Cristais: água-marinha, pedra-da-lua, ametista
Planetas: Lua e Vênus
Signos: câncer, peixes e escorpião

Elemento Terra

O elemento terra tem como símbolo um triângulo invertido com um traço. Representa o mundo material e aquilo que podemos tocar e pegar, por isso, o elemento terra representa o dinheiro e está diretamente ligado a prosperidade e fertilidade. O elemento terra também está ligado a deuses e elementais da prosperidade e fertilidade, como os gnomos e a deusa Deméter. É possível atrair o elemento terra por meio de cores como marrom, verde, amarelo e dourado ou representá-lo com cristais, pedras, metais ou moedas. Um uso interessante do elemento terra é utilizar o poder da terra para trazer estabilidade ou prosperidade e até mesmo fertilidade para engravidar.

Cores: verde, verde escuro, dourado, marrom, amarelo
Formas: quadradas
Números: 4 e 8
Cristais: pirita, olho de tigre, quatzo verde
Planetas: Saturno e Sol
Signos: touro, virgem e capricórnio

Elemento Fogo

O elemento fogo tem como símbolo o triângulo em posição correta. Simboliza os impulsos, as vontades, a força, a coragem e tudo aquilo que não é ligado diretamente ao pensamento, mas sim ao instinto. Ele também representa os elementais e deuses do fogo como as salamandras e o deus Marte. É possível atrair o elemento fogo utilizando as cores vermelho, laranja e amarelo ou utilizando velas e fogueiras ou uma pedra de jaspe vermelha. Um uso interessante do elemento fogo pode ser para trazer coragem para enfrentar algum medo ou trauma ou até mesmo para ter força de vontade para começar alguma coisa, portanto ajuda muito a afastar a preguiça e o medo.

Cores: vermelho, vinho, amarelo, dourado, laranja
Formas: triangulares
Números: 1 e 5
Cristais: jaspe vermelha, pedra do sol, ágata de fogo
Planetas: Marte, Júpiter, Sol
Signos: áries, leão e sagitário

Elemento Ar

O elemento ar é representado por um triângulo em posição correta e um traço no meio. É o elemento da comunicação, das ideias, da criatividade, da mente e de tudo aquilo que circunda a mente e a lógica. O elemento ar também representa elementais e deuses como os silfos e deus Mercúrio. Cores que podem representar o elemento ar são branco, cinza e azul claro e objetos como incensos, penas, espadas, um citrino. Um uso interessante do elemento ar é para se concentrar melhor nos estudos ou até mesmo ficar mais criativo e encontrar soluções para seus problemas.

Cores: azul claro, branco, cinza
Formas: onduladas
Números: 3 e 7
Cristais: citrino
Planetas: Mercúrio e Urano
Signos: aquário, gêmeos e libra



E aí está o resumo de cada elemento e seus usos na magia. Recomendo também que você leia (caso ainda não tenha visto) este post falando sobre os seres de luz que se manifestam em cada tipo de elemento: os elementais:

Esse post pode te ajudar a compreender melhor a função de cada elemento e pode lhe ajudar em feitiços, simpatias e rituais. Espero ter ajudado. 

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

2 comments

  1. Mano, muito bom. Eu tive um sonho com isso e vim pesquisar pra ver se as informações batiam. Eu estava sem coragem pra começar a escrever minhas músicas, depois de ''entrar no fogo'', eu comecei a seguir meus instintos e tive uma visão de uma música, que no caso me lembro até agora, mas não sei se é correto lançar algo que não é eu que escrevi, foi sonhado apenas. Enfim, mas muito interessante saber que as informações batem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a arte vem dessa forma mesmo, meio visceral e intuitivo. Seu comentário me lembrou o Salvador Dalí, que pintava boa parte dos sonhos e pesadelos que ele tinha. E foi um grande artista. Siga a sua intuição!

      Excluir

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.