Ikigai: encontre seu propósito de Vida

quinta-feira, abril 01, 2021

Todos nós viemos com habilidades e gostos diferentes ao planeta porque estamos aqui para cumprir objetivos e propósitos específicos. Já parou para pensar se todos nós tivéssemos as mesmas habilidades?



Ikigai é equivalente a "razão para existir"


O mundo seria ainda mais caótico, porque não teríamos habilidades suficientes para outras necessidades.

Por isso que é tão importante descobrir a sua habilidade principal e propósito de vida através do autoconhecimento. Os japoneses chamam isso de ikigai.

Ikigai em japonês significaria algo como "razão de viver" e consiste num conceito onde você une:

  • Aquilo que você é bom
  • Aquilo que traz retorno financeiro
  • Aquilo que a sociedade necessita
  • Aquilo que você ama profundamente

Se você for capaz de encontrar algo que você pode encaixar em todas essas áreas ao mesmo tempo, você encontrou o seu ikigai. Para isso, é necessário entender melhor quem você é e quais são as suas maiores habilidades.

kigai: encontre seu propósito de Vida
Diagrama para criar seu ikigai



5 Dicas para encontrar seu ikigai


Pense na sua infância

Lembre-se quais eram as suas brincadeiras preferidas na sua infância. O que você gostava de fazer que o dia voava e você nem percebia? A gente quando cresce não perde nossa essência. Isso significa que você continua sendo aquela criança que você foi, porém com experiências e vivências. 

Por isso, muito provavelmente você já sabia o que gosta de fazer já na infância.


O que você faria de graça?

Sabe aquele passatempo que, se você pudesse faria todos os dias, mesmo sem retorno financeiro? Seja desenhar, pintar, cozinhar ou escrever, você tem algum passatempo o qual faria até mesmo de graça. Pense qual foi a habilidade que você gastou um bom tempo se dedicando nos últimos meses.


As pessoas te elogiam por isso

Sabe quando fazemos algo muito bem a ponto de ter reconhecimento de pessoas ao nosso redor? Normalmente é porque você tem uma naturalidade para fazer o que faz. E quando fazemos bem, é sinal que gostamos do que fazemos, na maioria das vezes. Por isso, fique atento aquilo que as pessoas costumam te elogiar. Pode ser que seja o seu maior talento.


Se a sua vida fosse perfeita, como ela seria?

Se você pudesse ter um emprego perfeito, uma vida perfeita, o que você faria? Que tipo de trabalho seria o seu? E como seria o seu dia a dia? 

Essas são perguntas que ajudam você a procurar algo que lhe preencha profundamente.


Se você pudesse ajudar o mundo, de que forma você ajudaria?

Se você pudesse fazer um bem para o planeta, qual seria essa atitude? Essa talvez seja a sua maior questão, porque normalmente nosso ikigai deve estar ligado diretamente com essa função de ser útil para o mundo.


Continue procurando! 

Quando nós somos útil para o mundo, fica mais fácil romantizarmos nosso trabalho e, a partir daí, cria-se um sentido para se fazer o que faz.

Normalmente as pessoas acham aquilo que elas são muito boas, que dá retorno financeiro ou encontram algo que elas são apaixonadas ou que ajudaria o mundo.

É muito difícil unir as quatro áreas em uma só função. Por isso, encontrar seu ikigai deve ser um processo contínuo de autoconhecimento e evolução.

Encontrar o ikigai é encontrar paz de espírito e o seu propósito na terra. É ter motivos para levantar da cama, sabendo que você está sendo útil para o mundo de alguma forma.

No Japão, as pessoas que encontram seu ikigai são mais felizes, mais saudáveis e suas expectativas de vida são mais altas que o restante da população. 

Por isso, vale a pena usar seu tempo se conhecendo mais e se dedicando àquilo que você mais gosta e faz bem. Muito provavelmente seu ikigai está ali pertinho de você.

Agora conta aí, você já sabe qual é o seu ikigai? Eu acho que já descobri o meu!

Espero que você tenha gostado deste post e que ele tenha sido útil pra você. Até o próximo post!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.