Ikigai: encontre seu propósito de Vida

quinta-feira, abril 01, 2021

Todos nós viemos com habilidades e gostos diferentes ao planeta porque estamos aqui para cumprir objetivos e propósitos específicos. Já parou para pensar se todos nós tivéssemos as mesmas habilidades?



Ikigai é equivalente a "razão para existir"


O mundo seria ainda mais caótico, porque não teríamos habilidades suficientes para outras necessidades.

Por isso que é tão importante descobrir a sua habilidade principal e propósito de vida através do autoconhecimento. Os japoneses chamam isso de ikigai.

Ikigai em japonês significaria algo como "razão de viver" e consiste num conceito onde você une:

  • Aquilo que você é bom
  • Aquilo que traz retorno financeiro
  • Aquilo que a sociedade necessita
  • Aquilo que você ama profundamente

Se você for capaz de encontrar algo que você pode encaixar em todas essas áreas ao mesmo tempo, você encontrou o seu ikigai. Para isso, é necessário entender melhor quem você é e quais são as suas maiores habilidades.

kigai: encontre seu propósito de Vida
Diagrama para criar seu ikigai



5 Dicas para encontrar seu ikigai


Pense na sua infância

Lembre-se quais eram as suas brincadeiras preferidas na sua infância. O que você gostava de fazer que o dia voava e você nem percebia? A gente quando cresce não perde nossa essência. Isso significa que você continua sendo aquela criança que você foi, porém com experiências e vivências. 

Por isso, muito provavelmente você já sabia o que gosta de fazer já na infância.


O que você faria de graça?

Sabe aquele passatempo que, se você pudesse faria todos os dias, mesmo sem retorno financeiro? Seja desenhar, pintar, cozinhar ou escrever, você tem algum passatempo o qual faria até mesmo de graça. Pense qual foi a habilidade que você gastou um bom tempo se dedicando nos últimos meses.


As pessoas te elogiam por isso

Sabe quando fazemos algo muito bem a ponto de ter reconhecimento de pessoas ao nosso redor? Normalmente é porque você tem uma naturalidade para fazer o que faz. E quando fazemos bem, é sinal que gostamos do que fazemos, na maioria das vezes. Por isso, fique atento aquilo que as pessoas costumam te elogiar. Pode ser que seja o seu maior talento.


Se a sua vida fosse perfeita, como ela seria?

Se você pudesse ter um emprego perfeito, uma vida perfeita, o que você faria? Que tipo de trabalho seria o seu? E como seria o seu dia a dia? 

Essas são perguntas que ajudam você a procurar algo que lhe preencha profundamente.


Se você pudesse ajudar o mundo, de que forma você ajudaria?

Se você pudesse fazer um bem para o planeta, qual seria essa atitude? Essa talvez seja a sua maior questão, porque normalmente nosso ikigai deve estar ligado diretamente com essa função de ser útil para o mundo.


Continue procurando! 

Quando nós somos útil para o mundo, fica mais fácil romantizarmos nosso trabalho e, a partir daí, cria-se um sentido para se fazer o que faz.

Normalmente as pessoas acham aquilo que elas são muito boas, que dá retorno financeiro ou encontram algo que elas são apaixonadas ou que ajudaria o mundo.

É muito difícil unir as quatro áreas em uma só função. Por isso, encontrar seu ikigai deve ser um processo contínuo de autoconhecimento e evolução.

Encontrar o ikigai é encontrar paz de espírito e o seu propósito na terra. É ter motivos para levantar da cama, sabendo que você está sendo útil para o mundo de alguma forma.

No Japão, as pessoas que encontram seu ikigai são mais felizes, mais saudáveis e suas expectativas de vida são mais altas que o restante da população. 

Por isso, vale a pena usar seu tempo se conhecendo mais e se dedicando àquilo que você mais gosta e faz bem. Muito provavelmente seu ikigai está ali pertinho de você.

Agora conta aí, você já sabe qual é o seu ikigai? Eu acho que já descobri o meu!

Espero que você tenha gostado deste post e que ele tenha sido útil pra você. Até o próximo post!

🔮 Quer se tornar uma taróloga profissional?


Eu não dou cursos de tarot, mas recomendo alguns que são excelentes sempre. Conheça alguns dos melhores cursos de nossos parceiros afiliados, que escolhi com muito carinho e muita atenção para você.



Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comentários

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.