DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos

quinta-feira, abril 01, 2021

Hoje eu trouxe um DIY de quarentena para as bruxinhas arteiras que gostam de criar suas próprias bugigangas.


DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos
:)


Eu mesma sou a louca do artesanato, da pintura e do desenho. Sou também designer antes de ser taróloga, para quem não sabe. Isso explica muita coisa né? Hahah

Do nada, começo a pensar em algumas ideias mirabolantes e preciso colocar em prática, principalmente neste momento o qual estamos passando, um momento cruel para a sanidade mental de todo mundo, não é?

Por isso, trouxe aqui um tutorial (?) de como eu fiz meu saquinho para guardar o meu tarot de Osho, já que a caixa dele é enorme e pouco prática quando vamos utilizar o baralho, para guardar de volta, enfim.

Fora que o baralho do Osho é super frágil, então precisava de algo que fosse resistente e segurasse bem o baralho dentro, algo que fosse fofinho, aí tive a ideia de fazer essa bolsa.


Vamos lá para os materiais?


DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos

Materiais

  • 1 tecido claro, de preferência algodão, mas pode ser um tecido que você tiver aí também. O tecido que eu usei era de uma fronha que ia para o lixo e não vai mais, haha!
  • Tintas de tecido das cores que você desejar, aqui você é livre para escolher.
  • O godê é opcional
  • 1 pincel simples
  • Jornal ou papelão para não sujar a mesa
  • Linha e agulha ou máquina de costura 
  • 1 cordão de sua preferência
  • Paciência
 

Preparando o tecido




Como é possível ver na imagem, meu tecido é bem velhinho, tá bem maltratado, então eu apenas lavei ele com água e sabão, sequei e não usei mais nada.


Se você quiser comprar um tecido novo apenas para isso, não tem mal algum, mas eu prefiro sempre dar um novo fim a coisas que iriam para o lixo e poluiriam o meio ambiente, portanto não há problema em usar uma roupa velha, um pedaço de lençol velho ou um resto de tecido.

Pintura

Como vou fazer um efeito Galaxy no meu tecido, vou usar a princípio tons mais claros e vou escurecendo aos poucos.

A ideia era fazer algo abstrato, então foi algo bem intuitivo mesmo, sem intenção de ficar perfeito.


DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos


Para isso, só coloquei um pouquinho de tinta azul clara no godê, adicionei um pouco de água para que ela ficasse mais líquida (isso é muito importante) e fui fazendo batidinhas para ir penetrando a tinta no tecido.
 


Depois eu adicionei um azul mais escuro em cima do tom mais claro e fui esfumando no tecido para que ficasse um degradê entre eles.


DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos

Por fim fui escurecendo, escurecendo até chegar num azul marinho, colocando preto em algumas partes para simular uma galáxia.


Como eu tinha uma tinta especial aqui de glitter, usei para fazer esse efeito muito fofo de estrelas, ficando assim:


DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos

Feito isso, é esperar secar bem. Recomendo lavar antes, caso seja um tecido que não seja algodão.


Fazendo o saquinho

Feito isso, a gente precisa medir o tarot que vai dentro para montar o molde do saquinho. Basicamente você terá que deixar um dedo de cada lado, pois é importante que o saquinho fique nem muito rígido nem muito folgado, senão irá estragar as cartas.

Não se esqueça de medir o saquinho com o deck inteiro para não ter erro.

Mediu? Agora você precisa de um espaço de 5 cm acima de onde está posicionado o deck. Este espaço será para colocar a corda.


DIY: Bolsinha mágica para guardar Tarot / Oráculos


Feito isso, agora é só alinhavar o formato do saquinho e passar na máquina de costura. Aqui em casa temos duas máquinas de costura: a reta e a overloque. 

Decidi passar na reta mesmo, tanto por dentro quanto por fora. Vou deixar aqui embaixo um tutorial em vídeo do saquinho que facilita a vida, né? Explicar em fotos é bem difícil.





Desenhando

Para o pentagrama, eu usei uma bisnaga de tinta metálica que tinha aqui. Mas você pode usar tinta comum também.

Primeiramente, trace o pentagrama em cima com o giz de costura ou com lápis 6B (caso o tecido seja claro). Depois vá contornando por cima e deixe secar.

E pronto, seu saquinho está pronto!


Algumas dicas

  • Recomendo costurar a mão primeiro e depois passar na máquina. Faça uma costura dupla (tanto pelo lado avesso quanto o direito) para manter a costura mais forte.
  • Ao pintar, molhe bem o pincel na água, porque a tinta de tecido tende a secar com uma textura plástica e pode deixar o tecido duro.
  • Na primeira lavagem, use água com sal dentro. O sal é um fixador de tinta natural.

E é isso! Eu espero que você tenha gostado e que tenha sido útil para você. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena!

Beijo!

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.