Esoterismo vs. Charlatanismo: não caia em papo furado!

segunda-feira, março 22, 2021

Nunca em toda minha vida eu vi tanto charlatanismo e hipocrisia na internet quanto nessa era de coaches. Ok, antes que alguém venha me apedrejar porque falo mal de coach, um aviso:


Bruxaria vs. Charlatanismo: não caia em papo furado!
Foto aleatória para ilustrar

Pode até existir coaches (uma minoria), que são pessoas sérias, de respeito, especializadas no assunto, que realmente possuem autoridade para fazer o que fazem, porque se dedicaram ao extremo e estudaram de verdade para isso e que vendem seus trabalhos e cursos sem fazer aquelas promessas ridículas e mirabolantes.

Mas o que vemos em 99% dos casos são pessoas que não venceram em nada em suas vidas querendo ensinar você a ser próspero e milionário, somente em 3 dias de imersão. Oi? Aquela famosa crítica construtiva de quem nunca construiu nada ou de quem nasceu rico... Pra que serve?

O mais triste é que as pessoas caem nessas iscas de charlatões.

Eles se especializam em encontrar pessoas fracas emocionalmente, desesperadas com suas condições de vida, em busca de soluções imediatistas para seus problemas.

E isso entra uma série de questões que envolve nossa sociedade contemporânea, como a síndrome do "quero tudo para hoje e agora, não posso esperar por isso". Mas isso é assunto para outro post.

Enfim, é por causa de alguns charlatões que vendem uma imersão de Reiki que "cura" depressão e câncer, por exemplo, que suja a imagem do que deveria ser o coach.


Mas não é só de coach que vive o charlatanismo, não é mesmo?

O mundo religioso e esotérico tá cheio de gentinha usando de termos complicados e ameaçadores, se aproveitando da ignorância do cliente/consulente para ganhar mais e mais dinheiro.

Quem nunca ouviu falar do pai de santo que te ameaça se você não quiser mais os trabalhos dele ou aquele pastor evangélico que a cada 2 frases 2 são pedindo dinheiro aos fiéis?

Existe charlatanismo e pilantragem em todas as religiões e crenças, sem exceções. E com a bruxaria não seria diferente. O que mais existe são pessoas que usam da boa fé dos consulentes e clientes para tirar dinheiro da pessoa sempre que for possível.

Portanto aqui vai algumas dicas para você se livrar de possíveis charlatões dentro do meio esotérico, em especial a bruxaria, que como já disse aqui, não é uma religião.


Diferença entre o que é magia e o que é charlatanismo

Atente-se aos seguintes sinais para saber se não está sendo vítima de um charlatão:

  • A pessoa não te passa segurança e confiança, mas sim medo e temor. 
  • Ela costuma te ameaçar de forma sutil e dizer que pode acontecer coisas ruins com você caso não continuar com o processo, seja qual for. Mesmo que você já tenha concluído.
  • A pessoa fala sempre em um novo serviço adicional, fala muito de valores e não parece estar interessada em resolver seus problemas, sempre mudando de assunto (até porque ela não vai resolver, principalmente se forem problemas de saúde/emocionais, quem deve tratar é o médico e o psicólogo, tá?).
  • Sempre que você termina o processo ou sessão, sente-se como se tivesse sido hipnotizada(o) e depois começa a questionar porque você aceitou fazer ou continuar tal coisa.
  • Um charlatão normalmente faz você se sentir um lixo por não fazer aquilo que ela te pediu para fazer.
  • Charlatões tem boa lábia e vão conseguir te convencer de que você precisa de um casaco de frio em pleno verão.
  • Você começa a usar os serviços dele não mais para se sentir bem, mas sim pelo temor dele fazer algo com você caso você recuse continuar.

Portanto, fique atenta(o) a esses sinais. Se você notar, corte imediatamente o contato e caso seja necessário, busque ajuda, até mesmo ajuda da justiça!

Tem casos de pessoas que vendem até a casa, fazem empréstimo para dar dinheiro na mão de pastor, de cigano, de coach, de padre...

Gente... Pelo amor!

Ok, a pessoa pode cobrar pelo trabalho espiritual dela?

Com certeza, não há problema algum, afinal a gente infelizmente vive em um mundo onde precisamos se alimentar, pagar nossas contas e sobreviver.

Infelizmente, não dá para viver apenas fazendo boas ações, porém isso é abusivo, é doentio e é de uma falta de empatia tão grande que não cabe neste post.

Não se deixe levar por gurus espirituais, monges ou sei lá o que, só porque eles te dizem que vão mudar sua vida.
 
Aliás, duvide MUITO desses que prometem mudar a sua vida e em pouco tempo.

Imagina, se fosse assim, ninguém teria problemas, não existiria mais problemas no mundo, porque basta pensar positivo e passar com um "terapeuta", fazer um thetahealing e pagar 5000 reais para uma imersão de 2 dias e pronto, agora minha vida vai pra frente. Sanei todos os problemas psicológicos de mais de 15 anos.

Aliás eu já falei aqui sobre positividade tóxica, e você pode ler o post aqui.

Mas isso não é o que a magia acredita?

Olha, eu sou uma bruxa pé no chão. Não acredito em milagres desse tipo. Não acho que está tudo bem fazer as pessoas acreditarem que basta falar 2 palavras e elas vão mudar de vida pra sempre.

Magia é energia de troca. Você precisa fazer a sua parte, entende? Não adianta você esperar que um coach, uma bruxa ou uma curandeira resolva seus problemas e você só precisa pagar para eles.

Você precisa estar disposto a mudar e evoluir espiritualmente.


Eu acredito na lei da atração, mas não da forma ridícula que os coaches e Youtubers andam divulgando por aí. 

Aquilo é ridiculamente sem noção. A pessoa acha que vai resolver toda a vida dela se escrever uma cartinha para o universo? 

Poxa, então vamos sentar aqui no sofá, escrever vossas cartas e esperar o milagre acontecer.

Gente, o universo tá cagando para seus interesses mundanos, sabia? 

Pouco importa os desejos materiais que você deseja aqui na terra se você não busca evoluir como ser humano.

A gente vive em um mundo egocêntrico, narcisista, que usa dessas fraquezas para gerar dinheiro aos mais espertos.

E é por isso que vemos essas histórias de gente que deu o carro para o pastor ou que gasta 5000 em imersão milionária pra ficar rico, mas ele já terminou a imersão com uma dívida de 5000 reais 🤡.

Portanto, tenha bom senso, seja lógico.

Não estou demonizando aqui os profissionais da espiritualidade, afinal sou taróloga, mas estou sendo honesta e te alertando para pessoas de má fé, que não querem te ajudar, mas sim te sugar tudo o que você tem.

Isso não é um espiritualista, mas sim um sanguessuga, um vampiro energético e material, afinal suga a sua sanidade e seu dinheiro também.

Fique atenta(o).
Espero que tenha sido útil para você.

Até o próximo post.

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.