A bruxaria é uma religião?

quarta-feira, dezembro 23, 2020

Trouxe esse post para cá porque acredito que só trazer feitiços e rituais para  este blog traz também muitas pessoas leigas interessadas na bruxaria e, muitas vezes, com certos (pré) conceitos com relação ao paganismo.



A Bruxaria é uma religião?
Livro lindo de medicina alternativa que tenho aqui em casa ♥


Antes de tudo, já vou lhe responder a pergunta do título: não, a bruxaria não é uma religião! 

A bruxaria é uma filosofia de vida e uma crença que independe de uma religião e sim, há religiões que praticam bruxaria, como é o caso da Wicca, uma religião baseada no xamanismo. 

Nem todo bruxo é wiccano, embora todo wiccano seja um bruxo!

Eu não vou me estender a respeito da Wicca aqui porque não sou wiccana, então não seria a melhor pessoa para explicar a religião, apesar de conhecer sobre. 

Apenas irei explicar brevemente e a grosso modo as diferenças entre a bruxaria natural e a wicca.

A Wicca, assim como toda religião, possui dogmas, comemorações e claro, hierarquias também.

Isso significa que há sacerdotes, covens, regras e métodos para elaboração de rituais e feitiços que não necessariamente a bruxaria natural usa.

Há também a necessidade de ser "iniciado" na religião, o que geralmente é feito por um sacerdote em um coven de confiança. 

Costumo comparar a iniciação na Wicca como o batismo na igreja católica, a diferença é que você faz isso de forma consciente e, a partir daquele momento, você irá se dedicar aos rituais, ao estudo e as práticas com o seu coven (ou sozinho, caso você seja um bruxo solitário).

Um bruxo natural pode ter uma espécie de coven, como também pode estudar por conta própria. 

A bruxaria, por ser livre de dogmas / regras, é livre para você evoluir da forma que desejar.

Portanto, não! A bruxaria não é uma religião. 

Você deve estar se perguntando se existe bruxo ateu ou agnóstico

Sim, apesar de raros, existem bruxos que só acreditam nas leis da natureza e do universo, exclusivamente, sem a existência de deuses e aqueles que acreditam em algo superior, não sendo necessariamente um deus, portanto sim, um bruxo natural pode ser sim ateu ou agnóstico, justamente porque a bruxaria não é uma religião e não há um deus específico para se acreditar.

Há bruxos que acreditam em deuses egípcios, outros em deuses célticos, alguns em orixás, outros em todos! Cada um com sua forma de cultuar deuses. 

Agora isso não significa que você, ao acender uma vela e um incenso é uma bruxa(o). 

A bruxaria exige estudo, leitura e força de vontade para se aprender. Exige treinamento e estudo constante para aprender a modificar a própria realidade, atrair e repelir energias, enfim, fazer magia de fato.

Portanto a bruxaria é uma prática onde há uma dedicação extrema da própria pessoa que deseja ser bruxa.

Não adianta você querer ser bruxo e não se esforçar para isso, não estudar, não comprar livros e achar que um sacerdote ou alguém com experiência deve lhe ensinar tudo, porque a bruxaria é uma prática muito autodidata.

Por isso, se você se sente muito perdida(o) com relação à bruxaria e gosta de regras e métodos para fazer as coisas, recomendo você conhecer a Wicca ou o Xamanismo, religiões de fato, focadas na natureza. 

Nesta religião você vai ter maior estrutura de aprendizado, pois terá sacerdotes e outras pessoas com quem contar. Muitas pessoas preferem porque isso as mantém focadas em estudar e aprender sobre.

Eu particularmente não gosto, por questões pessoais mesmo.  

Agora se você detesta seguir regras ou não compactua muito com religiões, seja bem vinda(o) à bruxaria natural.

É 100% possível ser bruxa e pertencer a uma religião (ou não)

Como a bruxaria NÃO é uma religião, é possível ser bruxo e ser budista, hindu ou ser da umbanda ou não ser de religião alguma. Isso não te impede de praticar bruxaria.

A única religião que não permite a prática de bruxaria ou feitiçaria é a religião cristã! Este é um trecho da Bíblia que condena a bruxaria, afinal sabemos que a igreja perseguiu pagãos por muitos anos devido a ânsia de querer dominar o mundo religiosamente, "proibindo" e penalizando outros povos de seguirem suas crenças.

Deuteronômio 18:10-12
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti"

Isso tem uma relação direta com a Inquisição e a famosa caça às bruxas, a qual não irei abordar neste post, pois exige um post específico, apenas para falar sobre isso.

Em breve, eu trarei alguns posts falando sobre bruxaria em religiões, mas recomendo que você compre livros sobre o assunto e se aprofunde bastante, conhecimento nunca é suficiente.

Post rápido né? Era só para esclarecer mesmo! Espero ter ajudado, beijo!

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.