Como secar ervas, folhas e cascas de frutos

domingo, novembro 08, 2020

Vivemos em um mundo onde - infelizmente e estranhamente - não temos a natureza abundante ao nosso redor. Principalmente se você é uma bruxa de apartamento ou uma bruxa da cidade como eu! 


Como secar ervas, folhas e cascas de frutos


Às vezes, passamos por parques, praças e até na casa de nossos amigos e encontramos ervas, frutos e cascas de plantas que não temos em nossas casas para usar em feitiços, rituais, incensos e defumações.

Principalmente para os incensos e defumações, que devem ser feitas com ervas secas.

E é aí que aprender a secar essas ervas tem enorme importância para uma bruxa! Nem sempre conseguiremos plantar ou colher mudas, talvez por falta de espaço ou por falta de tempo também. Plantas são como bebês: é necessário cuidar, dar água, atenção e nutrir seu solo também.

Antes de começar o post, será necessário ressaltar algumas coisas:

  • Plantas secas geralmente perdem suas propriedades medicinais, nutrientes e consequentemente perdem também grande parte de suas propriedades mágicas.
  • Para a magia, plantas secas devem ser a última opção para seus feitiços e chás. Prefira usar vegetais verdes, colhidos no mesmo dia ou no horário correto, de acordo com a energia que você deseja. Além deles possuírem muito mais nutrientes, estarão vivos e cheios de energia e no auge de suas propriedades mágicas!
  • E obviamente, os vegetais orgânicos são mil vezes melhores do que aqueles abarrotados de agrotóxicos, claro! Se você puder escolher, não pense duas vezes.
  • Tenha muito cuidado em adicionar essas ervas dentro de recipientes fechados com ou sem óleo, devido à bactérias como o botulismo que pode causar intoxicação e te adoecer! 
  • Algumas plantas, como a cebolinha, não secam, aí infelizmente você vai ter que congelar caso sua intenção seja armazenar por mais tempo. Por isso, deixei a última opção no final do post.

Preparando as ervas

Corte as ervas no caule, não há necessidade de arrancar da raiz porque além de você matar a planta, não irá usar a raiz para nada. Há pessoas que preferem colher pela manhã e outras pela noite, mas isso fica a seu critério. 

  • Oréganos, por exemplo, são melhores de serem colhidos pela manhã devido o seu óleo essencial. Busque as propriedades naturais de cada erva e assim você poderá escolher o melhor momento para colher.
  • Para plantas que possuem flores: estas são mais ricas em nutrientes e mais fortes quando colhidas antes de florescerem.

Retire os excessos de folhas que ficarem na parte inferior do caule, porque assim facilita a secagem e ventilação.

Será necessário limpar suas ervas muito bem, muito mesmo, para que remova qualquer bactéria, fungo ou vírus do alimento (se a sua intenção for comer e fazer chá, principalmente). Você pode lavar em água com 1 colherzinha de água sanitária ou vinagre para matar os fungos e germes e depois enxaguar em água corrente.

Seque as suas ervas muito bem e coloque em cima de um pano limpo seco ou de papeis toalha para absorver o restante da umidade.

Isso também vale para as cascas de frutas, flores e troncos de árvores. As flores são mais delicadas, então pode ser que elas esfarelem ao lavar. 

Como secar ervas ao natural

Para melhor secagem ao natural, é necessário que você tenha uma espécie de varal (tipo aqueles portáteis, são perfeitos, ou apenas uma cordinha mesmo) para cortar as ervas e pendurar. Corte os ramos das ervas normalmente e pendure no varal. 

O local deve ser em temperatura ambiente, sem sol (o sol acaba com as propriedades das ervas) e não pode em hipótese alguma ser úmido, pois suas ervas vão encher de fungos e bactérias.

Deixe em média 7 dias para secar à sombra. Sempre fique acompanhando a erva para saber se ela está pronta. Assim que ela esfarelar, está no ponto certo.

Para as cascas de frutas e troncos, o ponto certo é quando elas estão bem duros.

Há pessoas que secam as ervas dentro de livros, principalmente se a intenção não é usar em chás ou na alimentação, mas não é muito prático.

Como secar no micro-ondas ou forno

No micro-ondas é bem fácil, mas eu particularmente não gosto muito deste método, principalmente se irei usar as ervas na comida. Colocar no micro-ondas faz com que perca boa parte dos nutrientes da planta.

Para secar, basta lavar as ervas conforme eu falei lá em cima, colocar um papel toalha em cima e outro embaixo, colocar em um prato e levar ao micro-ondas por 30 segundos. Aí você vai colocando de 15 em 15 segundos até sentir que ela desidratou por completo.

É o método mais rápido, porém o que mais perde nutrientes, mas para usar em banhos, para queimar no caldeirão, para feitiços no geral pode ser bem útil.

Você pode secar as ervas no forno comum da mesma forma, em fogo baixo e olhando a todo momento para não deixar as ervas queimarem.

Como manter na geladeira

Esse é o mais compacto, porque na geladeira ajuda a conservar boa parte dos nutrientes e ocupa menos espaço, porém para que dê certo, é necessário que a geladeira seja frost free para não encher de gelo.

Esse também considero o melhor método para ser usado na culinária, pois elas se mantem "frescas" por mais tempo.

Nesse método você deve colocar as ervas dentro da geladeira em um saco fechado ou, de preferência, um recipiente que fique bem tampado para evitar que estrague a erva. Evite colocar próximo das paredes para não "queimar" a planta.

Ela não vai "secar" como no metodo tradicional, por conta da umidade de dentro da geladeira, mas vai durar por mais tempo se for conservada desta forma. 

E por hoje é só! Espero ter ajudado com essas informações. Parte são de experiência própria e parte colhi de livros e posts sobre o assunto. Não gosto de secar as ervas, mas quando não há outra opção, faço esses processos e me ajudam muito.

Obrigada por ter lido até aqui.
Beijos!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.