Como limpar e energizar cristais corretamente

sábado, setembro 26, 2020

Certamente você já ouviu falar das diversas formas que podemos limpar e energizar nossos cristais. E hoje, trouxe aqui um guia bem fácil e completo pra você guardar no grimório com carinho.


Como higienizar cristais corretamente - Bruxaria Natural

Para quem não sabe, essas coisinhas eu tenho anotadas no grimório há um tempo, pois retiro as informações dos livros e vou escrevendo, catalogando (lua em virgem fala alto aqui).


Então vendo que as informações na internet são muito desorganizadas (e em grande parte errôneas, olá lua em virgem de novo), trouxe esse textinho, espero que gostem. ❤️


Como limpar seu cristal

Resumidamente, podemos utilizar 4 métodos principais

  • Água 
  • Terra
  • Fogo
  • Ar
  • E cristais autolimpantes


Cada cristal possui uma propriedade diferente, portanto é importante que ao limpar seu cristal, você tenha plena certeza de que ele PODE ir ou não na água, por exemplo.

Há cristais que soltam substâncias nocivas ao organismo quando submersas em água e as que enferrujam ou estragam se forem colocadas em água, portanto todo cuidado é pouco.

Não duvide da química e das reações da natureza, pelo bem dos seus cristais.

Formas de limpar os seus cristais energeticamente

Podemos higienizar nossos cristais:
  • Lavando na água corrente potável
  • Enterrando-os em um vaso de plantas ou um jardim
  • Usando o incenso ao redor deles 
  • Acendendo uma vela e passando o cristal próximo a chama da vela.
  • Usando um cristal neutro, que é capaz de absorver e transmutar as energias dos demais


A forma que você vai decidir como fazer isso é sabendo se o seu cristal pode ou não ser limpo daquela forma. Para facilitar nossa vida, trouxe aqui algumas informações sobre cristais que podem ir na água e os que não podem de forma alguma, nem mesmo se você não pretende beber a água.

Irei atualizando conforme for lembrando ou aprendendo sobre mais alguns.


Cristais que PODEM ir na água


  • Água marinha
  • Ametista
  • Citrino
  • Quartzo branco / cristal
  • Quartzo rosa
  • Quartzo verde
  • Quartzo azul
  • Jaspe vermelho


Cristais que AGUENTAM ser HIGIENIZADOS em água, mas NÃO devem ser usados para beber ou em banhos


  • Ágatas azul, verde, rosa, lilás, etc
  • Sodalita
  • Olho de tigre
  • Calcita mel
  • Calcita laranja e amarela
  • Ônix
  • Pedra do Sol
  • Pedra da Lua
  • Howlita


Geralmente esses cristais são aqueles que você consegue comprar em formato bruto ou polido.


Cristais que NÃO AGUENTAM ou NÃO podem ir na água em hipótese alguma


  • Pirita
  • Fushita
  • Turmalina negra
  • Selenita
  • Hematita
  • Vassoura de bruxa


Geralmente as que possuem terminação "ita" não podem ir em água. Não é regra, mas serve de precaução.

Cristais que se esfarelam com facilidade também devem ser evitados ao máximo.

A maioria dos cristais soltam substâncias como alumínio e algumas soltam até metais pesados como o chumbo quando submersas em água, portanto além de poder te causar problemas de saúde, pode contaminar a água e o meio ambiente.

Então evite mesmo! Existem diversas outras formas de limpar o seu cristal sem destruir o meio ambiente.

Ninguém merece uma bruxa sem consciência ecológica... 🙄


Como limpar o cristal usando a água

Você pode lavar os cristais em água corrente, como no rio, se você tiver acesso, mas evite ao máximo lavar na água da torneira por conta dos altos níveis de cloro e reagentes que são colocados na água.

Além de desmineralizar os cristais, desbotam e estragam.

Também não gosto de usar sal grosso e outros minerais dentro d'água ou lavar na água do mar, mas também é possível.

Para lavar na água eu costumo utilizar a água da chuva para isso. É tão simples e fácil. Basta esperar chover bastante, aquela tempestade para lavar os cristais.

Aí você me pergunta: mas a chuva também não é ácida? Sim, a chuva é naturalmente ácida, mas acredito que tempestade costuma ser menos agressiva do que chuvas mais amenas que vem sobrecarregadas de agentes tóxicos.

Ah e não há uma lua específica para isso, basta que chova bastante, daquelas chuvas boas mesmo, mas se você conseguir uma boa chuva de lua Minguante aproveite.


Como limpar o cristal usando incenso

Você pode colocar a pedra em cima do altar ou na própria terra, se você tiver espaço e local para isso.

No caso do incenso, é recomendado que seja feito em Lua Minguante ou Nova, já que aqui utilizaremos um instrumento que você pode decidir quando usar.

Acenda um incenso com arruda, sal grosso ou pegue bastante casca de alho e cebola e queime no caldeirão.

Aquela fumacinha que subir você pode usar para limpar seus cristais. É simples, como a magia deve ser sempre!

Como limpar o cristal usando velas

Mais uma vez, recomendo que a vela seja branca ou preta. Não deve ser de outra cor. A Lua também deverá ser Minguante ou Nova para que surta bom efeito.

Acenda apenas uma vela, é suficiente. Ao acender, direcione a energia da vela para que limpe e anule quaisquer energias negativas.

Feito isso, passe os cristais ao redor da chama da vela em sentido anti horário para banir e limpar qualquer coisa que esteja impregnada nele.

Por fim, apague a vela e caso ela não tenha acabado, utilize essa vela para este fim toda vez que precisar limpar os cristais, até que ela acabe.


Como limpar o cristal usando a terra

Esse é o meu preferido, não somente pela eficácia, mas pela praticidade, já que é muito simples e pode ser feito sempre que for necessário.

Lembramos também que os cristais são elementos da terra, que são representados pelos gnomos. Então acredito que tenha uma carga superior de energia quando limpamos os cristais no seu "habitat natural" que é a terra.

Basta que você tenha um bom vaso de plantas vivas e muito saudáveis ou um jardim bem cuidado para que surta efeito. Eu mesmo tenho um bom pé de café, bem verdinho e cheio de vitalidade.

Pegue o seus cristais e enterre-os por completo na terra ou coloque os cristais próximos às raízes desta planta. Deixe por 12h ou o dia todo. Você pode deixar a noite inteira, sob a luz do luar (minguante) para potencializar ainda mais o efeito.


Como limpar seus cristais usando outros cristais "auto limpantes"

Esse aqui é mais difícil de conseguir porque é preciso ter money, pois é necessário que você tenha ou uma drusa de cristal maior que o cristal que você pretende limpar, preferencialmente de selenita ou quartzo cristal, que são cristais "auto limpantes", anulam e transmutam energias negativas.

Uma drusa não é baratinha, pode custar de 200 a 600 reais, tudo irá depender da quantidade de impurezas que ela possui.


Mas se você tiver dinheiro pra comprar, recomendo, pois será a forma mais fácil e prática de energizar seus cristais. É só colocar lá e deixar por algumas horas.

Você pode fazer com cristais menores? Pode, mas aí acho que nem compensa, né? Melhor fazer de outras formas, que além de fáceis são muito mais acessíveis.

 

E por hoje é isso. Acho que aqui há um guia completo para você limpar seus cristais com segurança e facilidade, sem todos aqueles processos burocráticos que alguns bruxos pregam por aí.

Acho que a magia deve ser acessível e fácil. A gente, por viver em uma sociedade que prega a moral cristã, tende a acreditar que tudo só vale a pena se for conquistado com sacrifício, luta e dor.

Não gente, não é assim que funciona. A gente tem que ter facilidade sim, praticidade sim e as coisas precisam ser fáceis!

Que mal há nisso?

A vida já é muito burocrática para ficar colocando um monte de dificuldades em tarefas que deveriam ser simples e nos ajudar a se sentir melhor.

Espero que tenha gostado. Se você gostou, por favor compartilhe, ajude esse bloguinho a chegar nas amigas bruxinhas.

Obrigada por ter lido até aqui.

Beijo e até o próximo post.

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.