Decorando ao Estilo Shabby Chic

segunda-feira, julho 03, 2017

Hoje começo um tipo de post diferente aqui no blog, trouxe um pouco de informações porque estava meio entediada de só postar DIY (chega uma hora que enjoa mesmo) e agora pretendo falar um pouco sobre estilos de decoração, começando pelo meu preferido (óbvio): o shabby chic style. Acho que este estilo é meu preferido pelo simples motivo de que ele é a mistura perfeita do rústico com o romântico, assim como eu (heuaheuaea) lógico há a diferença de que o estilo gótico possui uma mistura do macabro com o romântico e o melancólico, mas de qualquer forma acabei me identificando.

Shabby Chic Style - Tumblr
Um pouco do Shabby Chic aqui na minha casa ♥
Eu costumo dizer que o shabby chic me traz uma atmosfera de "bruxas da floresta" porque é um estilo extremamente feminino e delicado mas nem tanto (na medida certa, digamos assim), com muita influência da natureza, até porque é um estilo inspirado em casas de campo (amo ♥) e casas florestais da França e Inglaterra dos anos 70. Sim! O shabby chic é um estilo moderno e acredito eu é uma alternativa para quem é eclético. Naquela época os móveis clássicos voltaram a moda e com isso os móveis que estavam guardados nos porões se mesclaram aos móveis novos da casa, criando uma combinação perfeita! Além disso o shabby chic possui muitos detalhes e para quem gosta de estampas de flores, bordados, coisas vintage e camafeus, móveis trabalhados e muitos tons pastel com aquela pegada de "casa de vó" este é o estilo perfeito.

Shabby Chic Style - Tumblr


Shabby Chic, Provençal e Cottage

Apesar de serem estilos muito parecidos entre si eles possuem algumas diferenças importantes: o shabby chic é um estilo atual, dos anos 70 e era comum ser visto em casas de campo, além disso une o moderno com o vintage. O estilo provençal é do século XVII e originou-se na França, em Provença, também inspiradas nas casas de camponeses, mas tende mais para o rústico do que o romântico. Já o cottage é muito próximo do provençal, mas muito mais delicado e feminino, com uma predominação de branco e tons claros e, na minha opinião é o mais fofo de todos. Resumindo: provençal (mais rústico), cottage (mais feminino), shabby chic (meio termo)

Detalhe importante:  Aqui no Brasil os móveis que possuem alguma associação com o estilo shabby chic ou cottage são chamados de móveis provençais. Ao chegar em uma loja perguntando por móveis ao estilo shabby é provável que muitos vendedores não irão entender, mas se perguntar por uma penteadeira provençal eles irão te mostrar uma infinidade delas. O importante é focar em móveis clássicos e elegantes.

Shabby Chic Style - Tumblr

Impactos Ecológicos

shabby chic é um estilo ecológico porque é possível reciclar muitos móveis velhos e torná-los elegantes, madeiras velhas, coisas enferrujadas e que aparentemente estão "fora de moda" se transformam em itens estilosos sem precisar gastar muito, é uma decoração fácil de manter e a maior parte do gasto serão com os móveis, que são itens de longo prazo, logo vale a pena investir.

O que usar?

Shabby Chic Style - Tumblr
As estampas de flores são tão lindas 
  • Móveis provençais com pinturas desgastadas
  • Muita madeira velha nos detalhes (porta chaves, prateleiras, caixotes de madeira)
  • Detalhes metalizados enferujados ou velhos como talheres, bandejas, candelabros, lustres etc.
  • Estampa de flores, muita renda!
  • Utilize muitas flores de decoração, e coloque-as em regadores velhos, potinhos de vidro ou de metal, xícaras, enfim, em qualquer potinho de vidro ou metálico que você tiver
  • Muitos tons pastel, cores claras, tons de cinza, branco
  • Utilize cestas de vários tamanhos para decorar e guardar coisas
Enfim, acho que o resumo do Shabby Chic é apenas isso mesmo, é simples e fácil de decorar (todos os itens que utilizei nas fotos foram pegos daqui de casa, não comprei nenhum). fiquem ligados na tag porque pretendo fazer diversos DIY relacionados ao Shabby Chic Style, além da reforma do meu banheiro que pretendo decorar no estilo. ♥ Espero que vocês tenham gostado e que tenha sido útil, caso vocês tenham alguma pergunta, por favor deixe um comentário que eu terei o maior prazer em responder. 

Beijos!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

2 comments

  1. Ai, que coisas lindas, eu amo esse estilo também, mas por enquanto não dá para ter nada assim em casa, vou deixar para quando reformar haha

    https://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!Amo seu blog! Continue assim (acho você bem gente como a gente rs)♥

    ResponderExcluir

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.