Consulta de tarot!

YULE: O ritual de recomeçar aquilo que já estava morto

sábado, julho 16, 2022

Feliz Yule! YULE ou Midwinter é comemorado entre os dias 21 a 25 de junho para quem segue a roda do hemisfério sul e para quem segue a roda norte entre os dias 21 a 25 de dezembro.


YULE: O ritual de recomeçar aquilo que já estava morto



Em Yule comemoramos o renascer! É momento de por de volta aquele projeto que ficou pra trás, para começar tarefas novas e limpar aquilo que não está funcionando mais. Esta é a época mais fria e dia 21 é o dia mais curto do ano, por isso, sua energia é mais interna, mais reflexiva do que comemorações como Ostara, por exemplo.

A mitologia conta que a Deusa, neste período, dá a luz a um novo Deus Sol, fazendo a esperança e a alegria vingar novamente.

E uma coisa muito interessante de Yule é que por conta do inverno rigoroso, o povo, com medo da fome e das dificuldades que o inverno trazia para as plantações, faziam rituais para que o sol voltasse a brilhar.

E isso tem uma relação direta com os pinheiros! Os pinheiros (famosa árvore de natal) é uma planta forte, que sobrevive as temperaturas baixas por conta de seu formato. 

Por isso, as pessoas traziam essa árvore para dentro de casa e a enfeitaram para que isso trouxesse prosperidade, fertilidade e uma boa colheita.

E sim, é por isso que Jesus nasce no dia 24 de dezembro e colocamos uma árvore conífera enfeitada dentro de nossas casas.

O natal também veio de uma comemoração pagã, assim como Ostara que gerou a semana santa e a famosa páscoa e ressurreição de Cristo.

O que se pode fazer para comemorar Yule?

  • Yule por ser geralmente comemorado no natal no hemisfério norte, costuma-se fazer banquetes e reuniões em família.
  • É momento de recomeçar os projetos que ficaram pra trás
  • Fazer novas resoluções, novas metas
  • Assim como todos os sabbats, fazemos comida para atrair fartura e abundância por meio dos alimentos e do compartilhar.
  • É momento não de iniciar, mas de retomar tudo aquilo que parou no tempo, portanto, banhos de banimento e feitiços para força e foco são muito bem-vindos!

Neste momento, as refeições que enaltecem este sabbat são pratos quentes típicos do inverno. Pra nós aqui no Brasil, temos uma adaptação e substituição belíssima chamada festa junina! 

E como eu amo esse clima de festa junina! Tanta comida gostosa! Bolos, tortas, quentão, milho verde, pamonha, canjica, doces de amendoim, paçoca, a maçã do amor, sopas, ufa, tanta coisa!

Comida é o que não falta para nós. Como eu já ressaltei aqui, a maioria de nossas festas cristãs são adaptações de festas pagãs, então podemos sim trazer a festa junina com louvor!

As cores mais indicadas para esse sabbat são:

  • Branco
  • Verde
  • Vermelho
  • Azul
São tons que lembram o natal? Sim! O frio, a neve e os pinheiros verdes, mas para nós fazer uma festa de Natal em pleno junho é um pouco estranho né? Por isso que dei a ideia da adaptação da festa junina.

Frutas: maçãs, peras, uvas e outros frutos típicos do inverno. 

Legumes: milho, cenoura, tomates, ervas finas como manjericão, gengibre, etc.

Ritual de Yule para reanimar e dar coragem para enfrentar uma dificuldade

Como sempre, deixo aqui um ritual simples, que você pode fazer sozinha(o), sem a necessidade de ir a um coven para comemorar Yule.

Você vai precisar de:

  • 1 vela laranja ou amarela para cada situação 
  • 1 athame ou faça
  • 1 colher de azeite
  • 1 pitada de orégano
  • 1 pitada de alecrim
  • 2 taças
  • 1 vinho tinto (se você não bebe bebida alcoólica, pode trocar por suco de uva tinto NATURAL)
  • 1 incenso de alecrim

Como fazer:

Primeiro abra o círculo mágico usando o incenso. Caso você tenha um deus ou deusa e sente a necessidade de invoca-los para ajudar, sinta-se à vontade. Coloque o vinho na taça e deixe ao lado direito e ao lado esquerdo a outra taça com vinho.

Feito isso, pegue a vela e com o athame, escreva uma palavra chave relacionada a situação que você deseja mudar o cenário. Pode ser aquele projeto que tá parado na gaveta ou aquela situação que você vem evitando por muito tempo, seja por medo, temor ou preguiça.

Caso tenha mais de uma situação assim, ficará 1 situação para cada vela, mas já enfatizo que o ideal é manter o foco em só uma situação.

Após escrever, unte a vela com o óleo e depois role a vela no orégano e no alecrim.

Antes de acender a vela, pense com muita concentração em tudo que você deseja recomeçar. Mentalize você conquistando aquela meta e tirando o projeto do papel, sem medos, sem inseguranças.

Feito isso, pode acender a vela, beber o vinho do lado esquerdo e deixar as velas e incenso queimar até o final. Está feito!

Para potencializar ainda mais, tome um banho de alecrim antes de dormir. 

E por hoje é isso, espero ter ajudado. 

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comentários

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.