Gato preto dá azar?

quinta-feira, dezembro 10, 2020

Estou a escrever este post injuriada... Acabei de ler uma postagem em um site famoso de astrologia (desses meia boca aí de horóscopo, enfim, não vou divulgar nomes porque não quero dar fama a essas pessoas) que diz que gato preto pode ser "um aviso de algo ruim que está por acontecer".


Por que dizem que gatos pretos dão azar?
Saudade do meu neguinho Coy ♥

Gente, sinceramente, é sério isso? 

Será que os "colunistas" deste tal site não se prestaram ao papel nem mesmo de pesquisar a origem de tal crença ordinária que é a dos gatos pretos "darem algum tipo de azar"?

Desculpem minha revolta, mas isso é um desserviço! É uma vergonha um site tão conhecido prestar esse papel ridículo ao meio esotérico que, cá entre nós, já é muito discriminado.

É por causa da falta de informação que tantas pessoas ignorantes matam animais sem motivo algum, por uma crença de que um bichinho inocente pode trazer azar porque é de cor preta!

Por isso, em meio a essa revolta eu trouxe um pouco da origem deste mito tosco e sem noção que criaram a respeito de nossos gatinhos e o quanto tudo isso tem a ver com a bruxaria!

Vamos lá?

Por que os gatos pretos são conhecidos por "darem azar"?

Esse mito tem relação com a Idade Média e a cegueira religiosa da época. Como eles viviam na época da Santa Inquisição, a caça aos hereges, principalmente as bruxas era a prioridade.

Um parênteses para quem não sabe o que é Santa Inquisição: a Santa Inquisição foi um *projeto* da Igreja Católica (durante a Idade Média) de capturar, torturar e matar (sim, torturar e matar) pessoas que não seguissem os dogmas da religião. 
Por isso, qualquer pessoa - principalmente mulheres - que tivesse alguma sabedoria ou praticasse qualquer coisa que fugisse da norma era condenado à Inquisição por heresia.

Os gatos sempre foram companheiros das bruxas! 

Por isso, os inquisidores acreditavam que as bruxas, para fugirem da inquisição, se transformavam em gatos pretos à noite, para despistarem e assustarem os inquisidores. 

Então surgiu esse mito de que o gato preto era na verdade "a bruxa má e perversa que comia criancinhas e tocava o terror na cidade"! 

Aí queimavam os pobrezinhos vivos na fogueira, junto com as mulheres, que nem sempre eram bruxas... elas só se comportavam diferente das outras e isso já era motivo para queima-las vivas na fogueira.

E esse mito perdurou na Europa por séculos, até que surgiu o mito (sim, um mito, 100% inventado, talvez eu traga aqui para o blog) da Sexta-feira 13 e algum desocupado resolveu dizer que ver um gato preto em uma sexta feira 13 dá azar.

Ou seja, pegam dados aleatórios sem qualquer embasamento e passaram para as outras pessoas, como se espalha uma fake news.

Por fim, hoje ainda tem algumas pessoas que insistem em dizer que gato preto dá azar ou que é sinal de mau-agouro, mas é tudo ignorância. Falta de informação e cegueira religiosa.

Também me arrisco a dizer que essa forma de pensar sobre o gato preto reflete o pensamento que as pessoas tem até hoje a respeito de religiões pagãs e de matriz africanas (que cultuam a natureza e os animais).


Gatos e a cor preta

A gente já tá careca de saber que a Igreja condenava a escuridão e as trevas. Tudo que fosse escuro era considerado "do mal" ou das trevas. 

A humanidade sempre teve medo do escuro, do desconhecido. O mistério deixa qualquer um perturbado, então isso alimenta o medo que algumas pessoas tem do preto e, consequentemente, dos gatos pretos.

Para a bruxaria, o preto é uma cor poderosa de banimento e de proteção. A maioria das bruxas se protegem com capas pretas ou roupas pretas quando saem pela rua ou ao fazer um ritual porque o preto é a cor que repele o mal. 

Acendemos velas pretas também para banir energias que não desejamos.

Não tem nada de Satã, nem de cutuar o mal por usar preto. Para nós, bruxas, a cor preta é uma cor como qualquer outra. 

Por isso, também algumas bruxas preferem ter como seus familiares os gatos pretos, mas isso não é regra.

Para quem não sabe, eu já tive um gato preto e agora tenho outra neném pretinha, mas minha primeira gata que tem quase 7 anos é uma bicolor lindíssima que peguei da rua. 💖 


O gato já foi muito valorizado no passado

Os gatos no Egito sempre foram seres sagrados e cultuados. Principalmente os pretos! Eram o símbolo da deusa Bast (ou Bastet), uma deusa feminina que representa e protege o lar, a família, as crianças e as mães. É representante da música e da dança, da festa e do amor. E claro, também é a protetora dos gatos!

Era uma deusa super importante para os egípcios. Tanto que qualquer egípcio que tentasse cometer alguma maldade com um gato atraia azar para si mesmo. 

Os gatos eram permitidos até mesmo a comerem nos pratos das pessoas. Também usavam objetos valiosos de ouro e joias. Eram tratados com muito respeito!

Há também uma cidade no Egito chamada Bubastis que há um templo desta deusa, onde os gatos que morriam eram enterrados por lá. 

Vale a pena conhecer mais sobre Bastet! É uma deusa linda e merece ter uma referência dela por aqui neste post.

Uma deusa poderosa e muito cultuada pelos egípcios e por muitos até hoje! E eu mesma sou suspeita a falar, já que sou apaixonada pela sua história e queria ter espaço para ter um altar para ela.

Adote os gatos pretos!

Se você chegou até aqui, saiba que os gatos pretos, por causa de toda a história que te contei lá em cima, são vítimas de preconceito e acabam não sendo adotados... 

Isso quando não são "adotados" para serem alvos de tortura...  😣

Eles sempre sobram nos centros de adoção, principalmente as fêmeas! 

Se você tiver condições de adotar um gatinho, prefira os pretinhos! Você precisa ver como são seres amorosos, carinhosos e brincalhões, impossível não se apaixonar por tamanha fofura.

E quando você ver algum idiota dizer pra você que gato preto dá azar deixe-o falando sozinho, porque azar mesmo é respirar o mesmo ar que este ser humano hahaha!

E não acreditem nestes sites por aí de signos que falam cada asneira de bruxaria e tarot que olha, é de fazer vergonha.

Na dúvida, procure outras fontes (de preferência livros, tá?). Se informe ao máximo antes de sair por aí propagando ódio e fake news.

Por hoje é só! Espero ter sido útil para você este post.

Beijo!

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.