Consulta de tarot!

DIY: Toalha para Tarot ou Altar (Altar/Tarot Cloth)

sábado, julho 15, 2017

Dessa vez trouxe tutorial porque estou (re)montando meu altar e dessa vez quero fazer tudo à mão com muito carinho e paciência, aproveitando meus últimos momentos de férias da melhor forma possível, não é mesmo? Hoje trouxe um DIY que nunca vi em lugar algum: um pano para tarot/altar simples de fazer, inclusive rodei a internet atrás de algum DIY relacionado para que eu fizesse diferente... até porque odeio plágio, tento fazer tudo mesmo, para evitar ao máximo a desvalorização do trabalho do outro. Sabemos o quanto a pessoa rala para escrever o conteúdo, fotografar, gasta tempo, dinheiro, enfim...

Altar Tarot Cloth DIY Tutorial
As fotos não ficaram tão boas mas o que vale é poder mostrar o tutorial kk

Altar Tarot Cloth
Esse pano que usei era um lenço (sim, um lenço!) quadrado daqueles de que se usa em cabelo, do tamanho de 60x60 porque esse tamanho é suficiente para colocar em uma mesa ou algo do tipo. Recomendo que seu tecido seja daqueles de pano mole sabe? Porque o pano mole é o ideal para que você possa utilizar seu tarot sem as cartas ficarem grudadas no tecido, ou em caso de altares, a toalha poderá ser utilizado em mesas redondas e quadradas sem ficar aquele negócio duro e estranho em cima da mesa, para ficar visualmente elegante e sofisticado, sim! Agora vamos aos materiais:

O pano era bizarro antes '-'


Materiais

  • tecido mole quadrado
  • tintas de tecido (tinta branca, preta, azul, amarela...)
  • Glitter ou bisnaga de glitter (opcional)
  • pinceis e brocha
  • giz para riscar tecido
  • Régua
  • Cola permanente adesiva para tecido
  • Alguns stencils se preferir
  • Um prato
  • Criatividade  e paciência :3

Tingindo o tecido

Dependendo do seu tecido (se ele for orgânico, como algodão por exemplo) e da forma que você deseja que ele fique no final, é legal tingir com a cor base de preferência. 

Supondo que você deseja que a cor base seja um céu azul marinho cheio de estrelas: compre uma tinta daquelas de 2 reais na cor azul marinho e seguir as instruções normalmente, como a água quente e o sal (ou fixador) para segurar a cor e aí é só caprichar nos desenhos.

Mas eu não consegui tingir o meu tecido, porque o material dele não é orgânico e era uma cor clara, acabou que manchou todo de azul e não pegou, portanto se o seu tecido for sintético como poliéster, lycra, desista e faça como eu fiz abaixo, o jeito (bem legal mas trabalhoso) é pintar com tinta de tecido aguada.

Tingindo com tinta de tecido e água

Como vocês perceberam eu fiz propositalmente uma galáxia porque sou apaixonada por este tipo de estampa além de amar demais essas cores, mas você pode fazer só com duas cores (como preto e azul marinho), você pode colocar todas as cores que você quiser a fim de fazer algo abstrato ou simplesmente fazer com uma cor só. 

Eu usei uma brocha de tamanho grande e, com o pincel molhado na água, pegava um pouco de tinta e ia batendo no tecido, apagando toda a estampa original. 

Sim, eu fiquei quase 1 hora e meia fazendo isso em todo o tecido, com bastante calma até obter o fundo todo azul marinho (usei roxo em alguns lugares mais claros para fazer o efeito galaxy).


Estampa horrorosa
Altar Tarot Cloth DIY
Pintando... demorou horas '-'
Detalhe importante: deixei secar por 1 dia antes de começar a pintar a lua.

Desenhando as fases da Lua

Poderia ser outro desenho? Com certeza, mas a Lua é muito mais fácil de fazer e como a ideia é trazer DIY que sejam intuitivos, não poderia trazer algo tão trabalhoso, até porque é muito difícil pintar tecido, ainda mais do que pintar em tela (eu acho, precisa de técnica e paciência). 

Para desenhar as fases da Lua, eu usei um prato de uns 12cm de diâmetro, mas isso porque meu pano é de 60 cm, caso o seu seja menor utilize pratos menores kkkkk, e meça bem ao centro do tecido, risque primeiro a lua cheia.

Depois delicadamente, mova o prato para os lados e faça dois semi-círculos, um de cada lado da Lua cheia. Por fim é só completar as luas manualmente, o que não é muito complicado mas exige uma régua para não errar no tamanho.

Fiz com um pires :)
Usando a tinta branca, passe o pincel em cima do contorno que você fez das luas, tape tudo mesmo com tinta, sem deixar um risquinho passar, contorne bem as extremidades com branco e aos poucos, traga a tinta para o centro do tecido. 

Para dar um efeito de lua de ouro eu usei a tinta amarela na lua também, mas isso é opcional, se não quiser não tem necessidade. 

Lembre-se, faça das extremidades para o centro.


Altar Tarot Cloth Handmade
Usei bem pouco de amarelo no centro

Utilizando os stencils (opcional)

É opcional mas acho que sempre é uma boa ideia usar, ainda mais se você tem muita dificuldade com desenho (ou só preguiça mesmo, como eu kkkkkkk) porque o stencil vai te dar uma base e por fim é só pintar por cima. 

E pronto! Tá feita a sua toalha! Pretendo fazer outras dessa para mim, porque simplesmente eu amei o resultado! ♥

Espero que vocês tenham gostado (que tenha sido útil também). Se você quiser receber outras postagens pelo facebook, curta a página, sempre posto as novidades por lá também.
Beijos!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

2 comentários


  1. Adorei a postagem e esta muito lindo seu blog tem ótimas dicas. www.verefazer.org
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa toalha! Ficou muito linda, com certeza colocarei a ideia em prática quando for montar o meu altar <3
    bjão sua linda!

    ResponderExcluir

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.