Witch DIY: Vassoura de Bruxa (Witch Broom)

sábado, junho 03, 2017

A vassoura é um dos itens mais comuns que as pessoas pensam quando se fala a palavra "bruxa". Impressionante, mas nunca tive essa associação, desde pequena quando assistia "As Trigêmeas", aquele desenho fofo que passava na TV Cultura às 7:00 da manhã, saudades... ❤ Mas mesmo todo mundo associando às bruxinhas, ninguém sabe dizer o por quê que essa associação é feita, sempre vemos as bruxas voando em vassouras, mas isso não faz o menor sentido, pensando bem, não é mesmo?

DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
A minha ficou verdinha por conta do mato que ainda estava verde, mas mesmo assim é especial
Enfim, a vassoura na bruxaria tem uma função bem diferente da que vemos nos desenhos e contos de fadas por aí, chega até ser obscena (para alguns que não estão acostumados com a cultura pagã) porque as bruxas costumavam festejar, agradecer e pedir boas colheitas aos deuses, e como na cultura pagã o sexo não é um tabu, mas sim algo sagrado e que inclusive é praticado em rituais (por isso a demonização do paganismo pela igreja católica) a vassoura representa o ato sexual: o cabo representando o pênis e o a tufo de palha a vagina e, acredito eu que essa ideia surgiu na época da santa inquisição, porque as bruxas utilizavam itens domésticos como alternativa aos itens mágicos para não serem pegas e queimadas na fogueira.

Assim em seus rituais, as bruxas costumavam montarem e dançarem com suas vassouras, a fim de agradecer e pedir aos deuses suas intenções. Há uma associação da vassoura como se ela fosse uma segunda espécie de varinha mágica e na minha opinião, acho que a varinha e a vassoura possuem coisas em comum, porém as duas tem funções diferentes... A vassoura vejo como um item de banimento e limpeza, já a varinha penso automaticamente em direcionamento de energia.

Independente disso, acho que a vassoura é essencial, sendo em miniatura ou em tamanho real, banir e limpar energias negativas é uma função importantíssima na magia.

Materiais:

  • 1 caule de planta seco para fazer o cabo
  • Palha (capim seco, pode ser qualquer um, acredito que o que energiza a sua vassoura são as intenções que são postas nela)
  • Fitas coloridas de cetim
  • Estilete
  • Serra
  • Lixa
  • Barbante
  • Um pingente da sua preferência
  • Ramos de alecrim, capim santo, erva-doce... (ervas que favorecem limpeza, prosperidade e banimento funcionam melhor e energizam sua vassourinha ♥)
DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Os cabinhos podem ser tanto estes encurvados quanto os retos, escolha aquele que lhe agradar mais ♥
Tem gente que prefere não cortar os galhos secos, mas pegar aqueles que caíram naturalmente. Acho fofo isso, porque não deixa de ser um respeito à Mãe Natureza, inclusive estes dois que peguei achei no chão do jardim daqui de casa. O mato pequei de um vaso de plantas que eu "limpei", porque comprei uma muda de rosas recentemente e irei plantar em um vaso que pretendo postar ele ainda no blog também.

DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Utilizei o estilete para remover as lascas que sobraram porque corre o risco de entrar nas mãos
DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Lixei até ela ficar bem lisa, para que não sobrasse nenhuma lasca

Como fazer o Tufo

O tufo é feito unindo a palha e as ervas que você pretende colocar na sua vassoura. Junte os ramos e misture a sua vassoura e aqui você pode colocar fitinhas coloridas também. Eu costumo colocar aquelas que tenham cores que associem a espiritualidade, limpeza, magia e paz, como branco, preto, prata, roxo/lilás, azul, etc... Mas a intenção é sua então coloque aquilo que deseja que a sua vassoura emane de energia.

DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Me perdoem por essas unhas horríveis
DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Amarrem o tufo com barbante, aproveite este momento para colocar as fitas de cetim 
DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Agora vire todo o tufo ao contrário e amarre outra vez

Colocando o pingente

O pingente na verdade é algo opcional, mas acho que o acabamento não é o mesmo se não tiver um pingente na vassoura. Costumo colocar pingentes que me remetam a renascimento, natureza, como foi o caso desta vassourinha que utilizei uma cruz ankh egípcia que era de uma choker antiga minha que havia quebrado mas que eu gostava muito, que tem um significado muito bonito e não só pra o paganismo em si, mas para a subcultura gótica, na qual estou plenamente inserida. ♥

DIY Witch Broom - Vassoura de Bruxa
Você pode amarrar o pingente no próprio barbante ou com as fitas de cetim
E é apenas isso, se você desejar pode envernizar o cabo, pintar de outras cores, escolher outros adereços, enfim, a vassoura é sua, as intenções são suas e acho que magia tem que ter obrigatoriamente aquela pegada pessoal, de cada um, sua marca é importante e inclusive serve como consagração.

Enfim, espero muito muito que vocês tenham gostado! Fiz com todo o carinho do mundo. ♥ E não se esqueçam de curtir a página no facebook, porque estou divulgando as postagens por lá. Beijões!

COMPARTILHE


Você também irá gostar de ler ♥

3 comentários

  1. Mulher, que blog incrível. Como eu não conhecia ainda?
    Adorei o passo a passo!
    Beijos, www.blogjessribeiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua linda, muito obrigada, eu conhecia seu blog na epoca do Madessy ♥ fazia um tempo que não lia... matei a saudade kkkk fico feliz que tenha gostado do blog!!!

      Beijos!!

      Excluir
  2. Vou tentar reproduzir uma vassourinha pra mim, não tenho nenhuma :/
    Salvei teu post aqui pra tentar amanhã AUHAUHAUHAUA
    Beijão, Mad linda!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.

ANÚNCIO

Follow by Email