Consulta de tarot!

Witch DIY: Como reaproveitar velas quebradas e parafina usada

quinta-feira, maio 18, 2017

Nada mais frustante do que acender uma vela e a parafina sair sujando toda a casa, mesas, objetos e o pior: não servir para mais nada além disso. Mas eu estava pensando bem e poxa, por que não reutilizar a parafina que derrete e depois vai para o lixo sem mais nem menos? Sabe o que é ainda pior? Aquela parafina sólida e intacta que sobra quando o pavio inteiro é queimado e a gente joga fora. É de cortar o coração. Sinceramente não tolero nenhum tipo de desperdício, aqui em casa reutilização é regra e eu resolvi dar uma segunda chance a parafina não queimada para virar uma vela colorida novinha em folha.

Witch DIY - Color Candles
E além disso, resolvi trazer para vocês um guia totalmente místico com as cores de velas e os seus significados. Como aqui é um blog de bruxaria também eu me senti obrigada a disponibilizar este conteúdo para vocês (tirei do meu grimório, então não sei dizer muito bem as fontes, pois escrevi com minhas próprias palavras):

Guia de Velas Coloridas

  • Azul

    A cor azul tem o poder de acalmar e trazer clareza mental. Símbolo de concentração, tranquilidade e paz, só de imaginar a cor azul nos traz uma sensação de calma maravilhosa, como se fôssemos abraçados por algodões. Passe um tempo olhando para o céu azul e entenderá o que estou dizendo. Experimente misturar à vela azul alguma essência calmante como camomila, por exemplo, para potencializar o efeito da vela.
  • Roxo / Lilás

    É a cor da magia, da intuição, do espírito. Não foi a toa que utilizei esses tons aqui no layout do blog. ♥ Considerada a cor metafísica e de energia cósmica do universo. Uma cor maravilhosa inclusive, nos passa uma sensação de mistério e curiosidade. Acho que na minha opinião, melhor vela para feitiços/rituais que utilizam a intuição, a meditação e a purificação da alma. 
  • Verde

    Verde digamos que é também uma cor calmante, mas de uma forma mais vibrante, harmoniosa, não a toa é a cor da natureza, por representar um equilíbrio em sua tonalidade. Representa esperança, segurança, fertilidade, equilíbrio, satisfação. Passe um tempo olhando para árvores e sentirá uma paz inestimável. Utilize para se comunicar com a natureza, para rituais de fertilidade e prosperidade.
  • ♥ Amarelo / Dourado

    O amarelo nos dá energia, é a cor do sol, da luz, da velocidade. Desperta a vivacidade, brilho, alegria, leveza... Não a toa é a cor que vemos nas estrelas. Favorece a desinibição, diminui a ansiedade. É a cor do charme e poder, serve para atrair pessoas alegres, energéticas, favorece a resolução de problemas e a inteligência. Enfim, uma ótima cor para se utilizar em feitiços que envolve o mundo material e intelectual.
  • Laranja

    Laranja é a mistura do amarelo e do vermelho, o que faz do laranja uma cor energética e extremamente vibrante. Traz muita energia e agilidade mental, atrai a boa sorte e a prosperidade. Uma ótima cor para afastar a preguiça. Estimulante para a criatividade e o sucesso. Acredito que misturar uma essência de canela seria interessante para aumentar ainda mais o poder da vela.
  • Vermelho

    A cor vermelha é a cor do amor e do sexo, mas o vermelho não é só isso! É uma excelente cor para estimular a energia física, a força de vontade a liderança, a auto-estima, inclusive a conquista. É uma cor que representa força e impulso, extremamente energética e sensual, não é? Tente acrescentar um pouco de essência de almíscar ou canela na sua vela! 
  •  Branco

    Acho que é a vela que mais podemos encontrar em qualquer lugar, já que é a cor "natural" da parafina, mas isso não significa que ela seja menos importante, pelo contrário, é a união de todas as cores e o branco traz equilíbrio, é a cor da paz e pureza, representando a sinceridade. Repele energias negativas e eleva as vibrações. Equilibra a aura, os sonhos e instintos. Se você deseja fazer um ritual e não tem velas coloridas, pode utilizar as velas brancas. Elas não terão o mesmo impacto que uma vela colorida mas substituem bem qualquer vela por ser uma cor coringa.
  • Preto

    O preto é a cor da introspecção. Não a toa os góticos dão uma sensação de "se afaste de mim" por conta do visual obscuro. Eu posso dizer isso por experiência própria. Mas isso não significa que o preto seja uma cor "negativa" por afastar as pessoas, mas uma cor de auto-análise, auto-conhecimento, extremamente importante para sabermos quem realmente somos e assim estimular o amor próprio por exemplo, importantíssimo! O preto tem o poder de captar as energias negativas e transformá-las em positivas também.
  •  Rosa

    A cor rosa é representada pela feminilidade e inocência. Realmente tem esses significados, porém a cor rosa também representa o amor espiritual (sem conotação sexual) e o romance. Aumenta as vibrações e o contato espiritual, além de afastar as energias negativas e promover a fraternidade também.
  •  Marrom

    O marrom representa constância, disciplina e uniformidade. É uma cor que atrai o elemento terra, trazendo conexão a Terra. Digamos que também seja uma cor materialista, portanto também serve para atrair dinheiro e estabilidade. Absorve a negatividade, porém tenha cuidado com o marrom porque ao invés de transmutar como o preto ele retém, tendo sempre que ser renovado de alguma forma (ou descartado, no caso das velas).
  • Cinza / Prata

    O cinza/prata traz equilíbrio, estabilidade. É utilizado para cancelar ou neutralizar encantamentos/feitiços que não são servem mais, portanto é uma cor neutralizadora.  

Agora que estamos bem informados a respeito das cores que podemos usar (acho interessante anotar isso no seu grimório, que inclusive se você não tiver um eu ensino aqui no blog como fazer) vamos para os materiais.

Materiais

  • Uma vela usada / quebrada
  • Pavio para vela (isso se compra em casas de artesanato)
  • Giz de cera velho para colorir a parafina (corante também serve)
  • Uma panela de alumínio para o banho maria
  • Um recipiente de vidro para derreter a parafina e o giz de cera ao fogo
  • Uma colher de plástico para misturar a parafina
  • Recipiente para fazer a vela (usei potinhos de fazer empada)
  • Palha e ramos de Alecrim para enfeitar (opcional)
  • Essências de Erva Doce, Canela, Flores para dar um cheirinho (opcional)

Prepare o recipiente

Primeiro você precisa posicionar os pavios no recipiente onde você pretende fazer a vela. Você pode comprar os pavios prontos em alguma loja de artesanato ou você pode retirá-los de uma vela quebrada, como eu fiz. Para retirar, utilize uma alicate e amasse a parafina, e assim você reaproveita o pavio da vela que quebrou (aqui até o pavio é artesanal, gente). 

Retirando o pavio da vela quebrada

Aperte o alicate sobre a parafina e terá um pavio para a sua vela ;)


Derretendo a parafina

Witch DIY - Color Reclycling Candles
A vela era velha e estava bem suja também '-'
Primeiro corte toda a vela para facilitar o derretimento da parafina, se você deseja colorir a vela, agora é a hora, coloque o giz de cera da cor que você deseja e leve ao banho-maria para misturar. Misture até obter uma consistência uniforme. Se você deseja que a sua vela seja perfumada, aproveite o momento que a parafina já estiver derretida e, com o fogo já apagado, despeje uma quantidade de essência do que você desejar. No meu caso, utilizei um pouco de essência de canela para fazer a minha vela vermelha e picotei uma pétala de uma rosa para enfeitar. ♥

Witch DIY - Color Reclycling Candles
Por fim, despeje a parafina ainda quente no recipiente preparado com o pavio e espere secar. A parafina geralmente seca muito rápido, porém não desenforme a vela antes de esperar ela esfriar por completo, isto é, espere ao menos umas 6 horas para desenformar a sua vela, porque se você tentar tirar a vela do recipiente assim que a parafina secar correrá o risco de perder a sua vela, porque ela poderá rachar e seu trabalho estará perdido, portanto espere um tempinho para poder desenformá-la. E pronto! Sua vela está pronta para usar (depois de deixar secar, lembre-se disso).

Witch DIY - Color Reclycling Candles
Minha velinha ficou exatamente como eu queria *-*
E sempre que a sua vela acabar e não tiver outra vela para usar, lembre de reaproveitar essas velas quebradas ou aquela parafina que já está indo para o lixo. A Mãe Natureza agradece a sua nobre atitude. 🍁❤ Por hoje é só isso. Beijos!!

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

4 comentários

  1. Olá... Para fazer isso (com os restos de velas de rituais e feitiços) devemos antes DESCONSAGRA-LAS? Lí num Livro de Bruxaria Argentina, que poderiamos dar nova destinação á restos de velas de rituais e feitiços, após desconsagra-las, e posteriormente dando nova finalidade à ela, em nova cONSAGAÇÃO. Qual a opinião de vocês?. Gratidão /I\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laízis!!! Tudo bem?? Seja muito bem-vinda! Então, penso que depende muito da última utilização da parafina. Creio que se essa utilização tenha sido para um feitiço de limpeza energética por exemplo, seria interessante reconsagrá-la quando esta parafina for reutilizada. Acho que limpeza energética nesses quesitos nunca é demais, afinal energias negativas se acumulam facilmente! Espero que tenha sido útil!

      Beijão!

      Excluir

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.