Consulta de tarot!

GOTH DIY: Abajur Vintage / Goth

quinta-feira, março 23, 2017

Sempre quis ter um abajur bem gótico e (rockeiro) romântico para colocar no meu criado-mudo, mas nunca achei nada do tipo em toda a minha vida. Já rodei o mundo todo atrás de um abajur mais rebuscado e os únicos que encontrei ou eram muito caros ou não eram da forma que eu desejava. Por isso, essa semana mesmo, cansei dessa vida e resolvi EU MESMA fazer o MEU abajur.

Goth DIY Handmade Abajour
Ele aceso que gracinha ♥
Eu revirei minha casa em busca de algum abajur que não estava mais sendo utilizado, e até que encontrei, mas ele estava todo sujo e o pior: ele nem ligava mais, mas como a tia aqui manja de consertos, abri o pobre abajur e encontrei o defeito, consertei e liguei para ver se funcionava. Assim que funcionou eu comecei a procurar os itens para fazer o tutorial... 😂 então esse tutorial foi feito "às pressas" mas o final ficou muito favorável e gostei muito do resultado (e pretendo fazer muitos outros). Olha como ele estava no começo:

Goth DIY Handmade Abajour
Tava bem triste
Ele estava com a superfície torta porque o arame havia quebrado (e enferrujado como na terceira foto), e inclusive na foto do resultado dá pra ver que ele está um pouco torto, mas nada que deixe muito feio. Para o primeiro abajur, até que eu não achei que ficou um trabalho ruim, mas poderia ter ficado bem melhor se eu tivesse feito com um abajur novo, mas como a ideia é reciclar, reutilizar e reduzir, me sinto contemplada pelo resultado do abajur. ♥ Prontos? Então vamos começar:

Materiais:

  • Tecido de algodão da sua preferência (para a base)
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Linha e agulha
  • Enfeites da sua preferência (no meu caso eu usei fitas de cetim, muita renda e,babados que encontram em lojas de corte e costura)
  • Tecido de Tule (para a parte superior)
  • Plástico grosso (ou aqueles de pasta para poder recriar a estrutura do abajur caso a sua não exista kkk)

 A estrutura de plástico (cúpula)

Pegue o seu plástico e corte um trapézio de 45 cm de base maior 20 cm de altura e 25 cm de base menor (nesta proporção, se o seu abajur for maior, aumente os valores em proporção). Isso te dá um pouco de segurança na hora de encorpar o abajur caso você não tenha a base. Eu peguei o plástico de uma apostila antiga que eu havia encadernado e iria jogar fora. Ficou ótimo para a minha cúpula, mas tente pegar sempre plásticos grossos, na espessura daqueles de pastas de documentos para que o abajur fique durinho no lugar porque senão o tecido  não fica esticado e o abajur não fica com um bom acabamento.

Goth DIY Handmade Abajour
Isto não é um molde, é apenas uma ideia de como fazer, já que cada abajur tem uma estrutura diferente
Lembrando que se o seu abajur estiver em boas condições não há necessidade de fazer a cúpula, meça apenas o tamanho do plástico e vá direto para o tecido.

Enrole esse plastico até que ele se transforme em um "cone". Use a fita crepe para colar as pontas que você juntou e os pedaços que sobrarem em cima e abaixo você corta até obter um cone parecido com a estrutura do abajur. Eu não usei nenhum molde a não ser o pano que eu tinha como base. É possível achar alguns moldes pela internet, eu gostaria de ter trazido para o blog, mas como se tratava de um abajur que estava indo para o lixo, nem isso eu tinha como fazer, mas enfim... continuando...

O plastico que usei foi bem fino

Fazendo a base de tecido

Pegue um tecido (de preferência) de algodão porque na hora de passar na máquina ou costurar à mão não ficará escapando da agulha e facilita o trabalho. O tamanho tem que ser mais ou menos do tamanho de uma camiseta comum babylook. Eu usei uma blusa velha para fazer o fundo. Você pode usar qualquer tecido, seja criativo! Use tecido com estampas, veludo, cores claras, enfim, abuse da criatividade. 

Goth DIY Handmade Abajour
Da esquerda para a direita: tecido do abajur (antes), blusinha que eu usei como tecido para a minha base, terceira foto é eu medindo o tamanho para passar na máquina.
O tamanho do tecido tem que ser igual ao da estrutura de plástico, mas lembre-se de que você irá costurar esse tecido, portanto corte o trapézio e deixe mais uns 2 cm para passar a costura. Não precisa ser na máquina, se quiser fazer à mão, pode fazer, fica lindo do mesmo jeito, eu fiz na máquina por questão de praticidade.

Colando o tecido na cúpula

É agora que entra a cola quente ou cola permanente, porque você vai colar os pedaços que sobrou para colar dentro da cúpula do abajur. Faça com bastante calma para deixar o tecido bem esticado.

Goth DIY Handmade Abajour
Usei cola permanente mas recomendo a cola quente mesmo
Goth DIY Handmade Abajour
Ficou um pouco torto em cima mas não há problemas porque vamos colocar o tule por cima

Hora de usar o tule

Assim que colar bonitinho todo o tecido na cúpula, é hora de colocar o tule; Você também pode usar um tecido que lembre tule, no meu caso, peguei um retalho de uma touca de cozinha muito velha que iria para o lixo (sim eu reutilizo TUDO), mas poderia ser uma renda também. Corte um circulo grande, como se fosse fazer uma saia rodada mesmo. Posicione em cima do abajur e amarre com uma fita de cetim, fazendo um laço, para segurar o tule em cima. Recomendo passar cola quente por baixo da fita de cetim para evitar que o tule saia do lugar.

Goth DIY Handmade Abajour
Meu tecido é esquisito mesmo, parece tecido interno de roupa de banho, mas eu gostei.

Decore a vontade

Feita a base do abajur, você pode decorar a vontade, colocando laços, miçangas, pode pintar o corpo do abajur (mas lembre-se de fazer isso antes para não estragar sua cúpula. Eu coloquei mais laços e pretendo comprar miçangas para decorar a parte inferior do meu abajur.

Goth DIY Handmade Abajour
Prontinho! ♥
É isso, espero que tenham gostado do DIY de hoje! Foi uma delícia ter feito, quero fazer mais e mais desses abajures HEAUEHAUEA vou fazer muitos ainda, me aguardem. Beijos!  

Gostou do conteúdo?


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comentários

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.