Qual é a "Religião" do Tarot?

segunda-feira, abril 22, 2024

Qual é a "Religião" do Tarot? Precisa ser formado para estudar tarot?


Certamente, você já viu pelo menos 1 anúncio de cartomantes ou tarólogas nas ruas ou na internet mesmo e, ao tentar obter mais detalhes sobre o profissional, você percebe que a cartomante é sacerdotisa e bruxa ou babalorixá em algum terreiro de umbanda, por exemplo. 

E assim você tem uma pergunta: será que para jogar cartas ou qualquer outro oráculo que seja, precisa ser uma autoridade religiosa? O tarot pertence a alguma religião? É sobre isso que iremos conversar aqui hoje.


De onde saiu o Tarot?

O Tarot tem suas raízes na Europa do século XV, onde era usado originalmente como um jogo de cartas para diversão (sim, igual jogamos com o baralho comum e o uno). No entanto, ao longo do tempo, o Tarot se tornou associado a práticas espirituais, incluindo adivinhação, meditação e desenvolvimento pessoal. 

Suas origens exatas são envoltas em mistério, com algumas teorias sugerindo conexões com diversas tradições esotéricas distintas, como a cabala judaica a cultura egípcia, os conhecimentos do império romano e muitas outras influências.

Ou seja, já sabemos que o tarot é uma salada de crenças, teorias e histórias de povos distintos entre si, então não podemos dizer exatamente a qual povo ele pertence, uma vez que cada povo colocou ali um pouco de sua cultura. 


Então quem pode jogar o Tarot?

A relação entre religião e Tarot é complexa e multifacetada, ou seja, não há uma religião ou um título específico para jogar cartas, afinal o tarot não está direcionado a uma crença ou religião específica. E é por isso que vemos umbandistas, cristãos, pagãos e até agnósticos usando o tarot!

Não há uma religião ou títulos necessários para ser um bom tarólogo! Mas não se engane, não ache que ler cartas é uma tarefa fácil. A pessoa que lê cartas precisa ler nas entrelinhas e ter uma sensibilidade aguçada para compreender a mensagem que está nas cartas e assim poder passar para o consulente de uma forma clara.


Onde se estuda o tarot?

Há diversos cursos, livros e blogs que ensinam o básico do tarot. Isso significa que não há um curso focado em tarot ou uma faculdade que você faz 4 anos de estudos e recebe um diploma. Eu jogo tarot há quase 11 anos e eu ainda continuo estudando. Sempre atualizo meus conhecimentos e incremento em minhas leituras porque o mundo esotérico e espiritual é uma eterna aprendizagem. 

Então fazendo curso você consegue virar taróloga(o)? Sim e não! Porque o tarot não é um jogo que você aprende as regras e joga para ganhar. O tarot é um oráculo cheio de detalhes, de simbologias ocultas e significados complexos que apenas 1 curso não seria suficiente para jogar como um profissional. Mas se você se esforçar, acredito que seja possível sim! Porém....

Isso não significa que o Tarot é para qualquer pessoa!

Se você é uma pessoa que não costuma estudar religiões, não tem conhecimentos básicos de esoterismo, não se interessa na espiritualidade, simbologias, numerologia, astrologia, oráculos em geral, paganismo e ocultismo, alta magia e outros assuntos, a sua leitura de tarot será pobre e pouco útil. Você só vai decorar os significados das cartas e isso não serve para nada.

O tarot trabalha com diversos significados profundos que somente alguém muito dedicado e estudioso seria capaz de entendê-los. 

Por isso que, na maioria das vezes, vemos sacerdotes e sacerdotisas lendo as cartas, pois essas são pessoas experientes e estudiosas, que dedicam boa parte de suas vidas a compreender o metafísico e trabalham em prol de ajudar os seus consulentes utilizando todo o arsenal de conhecimentos esotéricos acumulados de anos.


Então qual é o primeiro passo para jogar tarot?

Comece a estudar religiões e a espiritualidade. Não é possível entender oráculos sem antes entender as simbologias por trás de cada imagem e numerologia. Busque aprender bastante, expandir a sua consciência e abrir a sua clarividência. A clarividência é algo que algumas pessoas já tem mais aguçada, mas outras podem estudar, treinar e alcançar esse nível de clarividência.

Aqui no blog eu tenho o Guia da Bruxa, que há vários assuntos de todos os tópicos do esoterismo. Aqui falo sobre bruxaria e magia, mas também abordamos outros assuntos de outras crenças como o Xamanismo, a Umbanda e o Candomblé, por exemplo. Recomendo ler! 

Compartilhe


Não copie, compartilhe nas redes sociais usando esses botões abaixo, dê uma forcinha para valorizar o conteúdo do Grymora. Aproveite também e veja o conteúdo restante do blog. Temos simpatias, feitiços, tabelas de ervas e muito mais. Sobrou alguma dúvida? Comente no final deste post!



PS: Não deixe de acompanhar nossa página do instagram, onde posto tiragens coletivas semanalmente e no Youtube. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar sabendo das novidades em primeira mão!

📝 Postado por Gabi

Sou a fundadora deste cantinho especial chamado Grymora, desde 2020. Taróloga e bruxa natural apaixonada pelo mundo da escrita desde 2008.



Você também irá gostar de ler ♥

0 comments

A cópia total, parcial ou adaptação deste artigo é proibida de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Não copie, compartilhe! Dê valor ao conteúdo gratuito de qualidade.

Comentários de mau gosto serão EXCLUÍDOS.